Telefônica pode não ser considerada PMS em praticamente todo o estado de São Paulo, alerta Abrint

Está prestes a ser levado à deliberação do Conselho Diretor da Anatel o pedido da Telefônica de descaracterização de empresa com Poder de Mercado Significativo (PMS). Como se sabe, foi dado o direito de as empresas consideradas PMS provarem para a Anatel em quais regiões ou bairros há redes concorrentes e, portanto, elas não seriam PMS. O pedido da Telefônica está no gabinete do conselheiro Rodrigo Zerbone.

Notícias relacionadas
Por que a agência que negou pedidos da Claro, Embratel, Net e Algar poderia, dessa vez, decidir de forma diversa? Ao contrário das outras companhias, a Telefônica contratou o CPqD que fez um extenso trabalho de mapeamento das redes com fotos dos postes, das caixas de passagens de cabos, mostrando outras redes além da Telefônica.

A Abrint, que entrou como parte interessada no processo, alerta que, caso o pedido da empresa seja aceito, é possível que a Telefônica seja descaracterizada como PMS em praticamente o estado de São Paulo inteiro nos mercados de Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD), Transporte e Infraestrutura passiva. "Eles estão provando que existe concorrência no atacado e, sim, no varejo em pontos específicos, mostrando redes até de empresas pequenas", afirma o presidente da associação, Basílio Peres.

Em relação à descaracterização de PMS no mercado rede de infraestrutura passiva, Peres observa que para esse mercado não está previsto o pedido de descaracterização. "No ato sobre transporte isso não está previsto. E parece que não foi um erro, senão a Anatel já tinha corrigido", afirma.

Segundo ele, o trabalho realizado pleo CPqD é realmente extenso. São mais de duas mil páginas divididas em dois volumes. "Não há por que aceitar o pedido da Telefônica só porque ela foi mais prolixa na sua defesa", pondera Basílio Peres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!