BlackBerry registra queda nas receitas, mas diminui prejuízo no trimestre

O desempenho financeiro da BlackBerry ainda não saiu do vermelho, mas a companhia já começa a mostrar sinais de recuperação – os primeiros desde que tomou a decisão de não mais ser colocada à venda. Segundo o balanço financeiro divulgado nesta sexta-feira, 28, a empresa mostrou queda nas receitas, mas o prejuízo líquido foi reduzido em relação ao trimestre anterior.

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A BlackBerry registrou queda de 63,55% nas receitas do quarto trimestre do ano fiscal de 2014, encerrado no dia 1º de março. A companhia acumulou US$ 976 milhões no período e um total de US$ 6,813 bilhões no ano fiscal, queda de 38,47%. A região da Europa, Oriente Médio e África ainda é onde a BlackBerry consegue obter mais receita, com US$ 412 milhões, seguida da América do Norte (US$ 297 milhões), Ásia/Pacífico (US$ 140 milhões) e América Latina (US$ 127 milhões).

O prejuízo líquido da BlackBerry no quarto trimestre foi de US$ 423 milhões, ainda queda em relação a US$ 98 milhões de lucro líquido no mesmo período em 2013. Entretanto, trata-se de uma recuperação em relação ao terceiro trimestre. No acumulado do ano, o prejuízo líquido foi de US$ 5,873 bilhões, contra US$ 646 milhões no ano fiscal de 2013.

A companhia obteve ainda um prejuízo operacional de US$ 537 milhões no trimestre, redução de 89,31% em relação ao prejuízo obtido nos três meses imediatamente anteriores (terminados em 30 de novembro). De qualquer forma, o terceiro trimestre impactou negativamente o ano fiscal terminado em março, que acumulou US$ 7,163 bilhões em prejuízo operacional, contra US$ 1,235 bilhão no período fiscal de 2013.

De acordo com a BlackBerry, foram vendidos aproximadamente 3,4 milhões de smartphones, incluindo abastecimento do varejo. De todos, a maioria – 2,3 milhões – era de dispositivos com o sistema operacional BlackBerry 7.

Recuperação

O resultado foi negativo, mas analistas previam uma perda ainda maior do que a apresentada pela companhia. O freio nas perdas se deu por conta da política de recuperação instituída pelo CEO John Chen, que conseguiu reduzir em cerca de 51% os gastos operacionais na comparação do quarto trimestre com o primeiro trimestre do mesmo ano fiscal.

Em comunicado, Chen disse estar "muito contente" com o progresso e execução do trimestre em linha com a estratégia definida em janeiro. "Nós simplificamos as operações, permitindo-nos alcançar a meta de redução de gastos antes do previsto", afirmou. "A BlackBerry está em uma base financeira mais sólida com um caminho de retornar ao crescimento e lucratividade", declarou. A companhia diz que espera chegar ao break even do fluxo de caixa até o final do ano fiscal de 2015.

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