Anatel quer tornar as caixinhas de IPTV piratas ruins para desencorajar consumidor

Pirataria com caixinhas de IPTV. Foto: Pixabay/Teletime

Com 20 dias desde a divulgação oficial, o bloqueio administrativo das TV boxes piratas – chamadas de caixinhas de IPTV – já está sendo operacionalizado e tem surtido efeito, garante o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. A ideia é tornar a experiência instável e sem confiabilidade. Tanto que há pessoas entrando no site da agência para reclamar que o streaming ilegal está fora do ar, como se fosse um serviço legítimo.

"Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população", contou o presidente da agência em uma rápida coletiva de imprensa na Mobile World Congress nesta terça-feira, 28. "Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito", contou. 

No entendimento de Baigorri, além de mostrar que havia uma normalização do uso ilegal dessas caixinhas, a situação inusitada indica que a indisponibilidade estaria começando a gerar rejeição ao IPTV pirata para a população. Ainda que os próprios serviços piratas entrem em um jogo de "gato e rato", subindo novos IPTVs a cada derrubada. 

Notícias relacionadas

"Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar", argumentou ele a jornalistas. Para o presidente da Anatel, a medida vai criar uma sensação de que o uso é errado ao prejudicar a experiência para o usuário. Apesar de a medida já estar valendo, não há nenhum relatório ou levantamento a respeito dos bloqueios, disse Baigorri. Lembrand que o foco da Anatel é bloquear as caixas não homologadas pela agência.

109 COMENTÁRIOS

  1. A Anatel deveria ir atrás de bloquear o sinal de celulares em presídios. Isso sim causa problemas para a população. Mas o negócio é proteger o mercado milionário de meia dúzia de empresas de TV por assinatura e deixar a população sofrendo nas mãos de bandidos.

    • A Anatel quer privar o direito de uso das comunicações para os pequenos, pois estes provedores de TV à cabo cobram um absurdo por meros canais, e nem liberam os estremegs de filme e séries se você quer assistir um programa específico tem que pagar taxas,isto é que é um absurdo como disse nosso colega aí se forçarem eles baixarem os valores ,e o pior é que eles também estão mudando os sistemas deles para streaming também que nada mais é o mesmo mecanismo destes tv box e os canais iptv,aí eu pergunto será que eles também vão serem bloqueados,e aí sr presidente da Anatel que esta fazendo esta covardia?

    • Por que bloquear sinal em presídio? Por acaso o prisioneiro não tem o mesmo direito de vc de usufruir das coisas de graça? Ou vc tem essa moral superior que pode fazer de tudo, menos eles? Vc que pode fazer gato de luz e água mas eles não pois eles roubaram mataram. E vc fez o que? Não tá roubando da mesma forma? Hipócrita

  2. E fácil acabar com os piratas ,e só baixar valores da tv paga ,pq os valores são absurdo,onde se viu num país miserável desse ter um pacote de tv de 400 reais ou mais por mês …olha o valor do salário ??

  3. O que a Anatel tem que entender de uma vez por todas é que o IPTV veio para ficar, seja legalizado ou não. Também tem que entender que todas as Tvs por assinaturas vão quebrar e ir a falência com a puporlaridade e os crescimentos dos IPTVs legais ou não. Desiste Anatel. Já está ficando repetitivo essa bateção de tecla.

  4. Me desculpa mas o Governo é muito bobinho.
    Ele se acha rápido.
    Mas levou 14 anos pra tomar uma atitude.
    No outro dia todo esse trabalho será derrubado

    • Passando pra lembrar… ANATEL não é Governo… é uma agência criada nos tempos da privataria Tucana, para unicamente atender aos interesses das Operadoras de telecomunicações.

      • Não meu caro,quando foi privatizado, a Anatel na teoria seria o orgão pra fiscalizar o serviço prestado por operadoras, mas aqui é Brasil!! População vai tomando e não sabe ir atrás de seus direitos e isso que vc falou foi o que ela acabou de tornando a realidade. Mas de certa forma ela é governo tbm…

  5. Tudo bem não utilizar pirata, mas também NÃO utilizar operadoras de tv a cabo, já que não respeitam o cliente, mais propaganda que tv aberta, caríssimo, serviço péssimo, portanto não vale a pena

  6. Unica forma de acabar com a pirataria e baixar os preços das assinaturas, fazendo isso vao ganhar mais clientes e acabar faturando muito mais, caso contrário so lamento.

    • Parabéns pelo seu comentário!! É exatamente isso, querem acabar com a pirataria? Abaixem o preço da TV a cabo, é um assalto a mão armada!!

  7. A maior mentira ninguém consegue bloquear os tv box estes caras são muitos espertos eles são d pais ignorado Venezuela china corea do norte. Então esquece nunca consiguirao derrubar sem por cento isto e uma mentira, dou técnico de uma grande operadora já falei com o engenheiro chefe e a palavra dele é a mesma só consiguirao derrubar o sinal d país onde a democracia prena o resto e lerreia

  8. Tenho duas caixinhas de IPTV que vivem dando problema, com perda de velocidade, canais pagos que são cheios de propagandas, ou do próprio canal, ou de outros parceiros pagos. Os filmes e séries são um verdadeiro desrespeito ao consumidor, com muitas interrupções por essas propagandas. Essas duas caixinhas são da Net/Claro. E junto no pacote tenho internet, cuja banda é constantemente estreitada. Se não reclamo, vou ficando sem velocidade. Porque a Anatel não fiscaliza esses fornecedores de serviços de internet e streaming oficiais? Será que a Anatel é "sócia" dos mesmos?

  9. Porque as empresas não buscam deixar os preços do serviço de TV acessível a população então. Além de ser caro tem uma péssima qualidade. Se fosse bom ninguém iria procurar TV pirata.
    Isso a Anatel não vê.

  10. Pois é, pirataria é crime e és a fora da lei. Agora, quem vai fiscalizar os péssimos serviços e os abusos de preço do cartel de tvs pagas?? A Anatel não fiscaliza e não responde reclamações dos usuários de tvs pagas.

  11. Concordo que as piratas devem sair do ar, mas já passou da hora da Anatel agir sobre as operadoras legais que possuem preços absurdos e fazem venda casada, só podemos ter determinados canais se comprarmos outros juntos

  12. E quando o brasileiro começar a rodar as listas IPTV em TVs com Android, Tizen (Samsung), WebOS (LG), Fire Stick, Apple TV, Mi Stick e Mi Box, por exemplo?
    Todos homologados pela Anatel e vendidos legalmente e de forma oficial no país. Vão bloquear dispositivos legais?
    Kkkkkkkkkkk
    Sigo rodando minha lista desse 2018 numa TV Android na sala, Samsung no quarto e mais recentemente num Fire Stick no quarto do meu filho. 50 reais por mês com tudo liberado.
    O que a Anatel está fazendo para combater os preços abusivos das operadores de TV? E as vendas casadas? E os péssimos serviços e atendimento prestados?
    Estão fazendo o que?

  13. Que tal arrumar uma forma de baixar o preço desses serviços ? Pq a população quer ter acesso a conteúdos digitais, mas o salário mínimo de 1300, e uma TV por assinatura custando 200 paus por mês ninguém da conta né.

  14. Sabe qual é o bloqueio que eu apoio ???? Bloquear o cpf do presidiário, e suspender todo e qualquer telefone, conta de água, luz e etc que tenha no nome do preso, inclusive telefones, isso sim….

  15. Assinei uma TV paga legalizada via fibra mas fiquei 2 meses brigando com SAC, Ouvidoria e tendo que acionar a Anatel para cancelar uma venda casada (20,00 por um tal de HomeAssist) e obrigar a cumprirem a oferta do pacote (outros 20,00). Convenhamos que esse tipo de atitude não incentiva a continuar muito tempo com o produto, realmente dá vontade de migrar para essas TV boxes o quanto antes.

  16. Gasto mais de 700/mês com TV, Internet, fixo e celular , mas a Anatel está preocupada em defender as operadoras !!! É o chamado fim da picada

  17. Tô rindo até agora com esses comentários , a Anatel não tem tecnologia pra barrar os servidores de IPTV pirata , vou até comprar outro , pra que existe VPN, kkkk.

  18. Anatel tenta enganar a população que vai acabar com o IPTV Pirata mais na verdade esses aparelhos vão continuar funcionando.
    Anatel é incompetênte não consegue bloquear os sinais de telefone celular nos presídios acham mesmo que vão acabar com TV pirata kkkk .
    O meu TV BOX continua funcionando Normalmente

  19. O meu está rodando tranquilo, tinha uma assinatura dessas q cobra um absurdo, comprei uma caixinha, devia ter comprado duas, Isso tudo e pressão desses gananciosos

  20. Tenho dados Móveis vitalícios, isso já de minha operadora de telefonia kkkkk, vem no meu IP Anatel, Atenção: quem quer atacar, brigar por algo, não vai a mídia berrando não, A ANATEL está sendo pressionada, e pressionada pelas grandes da Tv a cabo, antes bem antes da Anatel ganhar um título como se fossem a polícia federal, ela após operação (#404 que a polícia federal queria agir, e infelizmente tinham que esperar 1 até 2 anos para um juiz assinar com fundamento o ou os mandatos) então #404 acabou passaram para a Anatel, voltando ao citado acima: Pressionada pelas grandes como Netflix e outros que também copiaram a pirataria e fecharam séries, lançamento para cada uma ter seu streaming e é caro d+ kkkkk, vou dar uma dica, se raramente seu provedor editar um DNS primário ou secundário que realmente vai bloquear, ato caro d+ para a engenharia de TI de bandas KA a internet em termos técnicos, liguem seus dados móveis e ativem suas caixinhas as Boxs pelo IP de dados móveis de seu celular, sabem porque dou essa dica e comentei no dia de hoje? Senhores os verdadeiros ladrões são sim As operadoras homologadas claro, pois pagar internet nos dias atuais é tipo uma obrigação devido o avanço digital onde tudo é enviado por formato PDF ou digitalizado, dinheiro em espécie acabando o pix e a fraude tomando conta, pra acabar fixo: Quem quer ganhar e atacar não anuncia, ele age sem falar para o inimigo.

  21. A Anatel deveria criar um sistema de tv melhor e mais barata ao invés de criar dificuldade para a população,mesmo a tv box ruim e melhor do que o serviço de porcaria que vocês entregam ao povo, tomem vergonha e governe para o povo.

  22. Infelizmente quem manda nesse país de merda
    São os empresários, oferecendo um serviço de péssima qualidade com preço muito alto, as programações são todas repetidas, se ameaçar a chover já não tem mais sinal, se fosse cobrado um preço justo com certeza a pirataria não iria a frente, mais os nossos empresários querem ficar mais ricos, com essa qualidade de serviços , para funcionar os serviços por assinatura você tem que ficar ligando e cobrando parece que é de graça.
    Cadê a ANATEL para fiscalizar, será que tem alguém ganhando alguma coisa ?

  23. Tenho 2 Duo Sat a mais de 8 anos, sem mensalidades, rodam bem, inclusive On Deman e mais 2 IPTV BOX a mais de 2vanos, tenho qualidade nos serviços e um ótimo atendimento com todos os canais liberados e pago um preço junto. Não vou ser conivente com governo corrupto e com uma Anatel capacho das grandes operadoras. Aceita que dói menos, perdeu Mané

  24. Bloqueia mesmo, porquê tá horrível a programação das operadoras, ops, tvs piratas. Só filme ruim e repetidos, muita propaganda e religião, programas do arco da velha. Tá difícil, viu dona Ana

  25. Essa salafra da anatel tem que acabar com celulares dos presidiários isso sim. Mas daí tem medo dos queridinhos mandarem matar esses velhos ladrões do governo.

  26. Tiro no pé sempre, vai desencorajar a usar a pirata e também os legítimos visto que o povo vai logo entender que IPTV não presta… Não adianta, vão tentar de tudo pra acabar, mas duvido eles trabalharem pra diminuir o valor da tv por assinatura. Anatel como sempre uma bost@.

  27. Tenho duas TVs com Android operacional, tenho aplicativo IPTV instalado diretamente nelas , sem a necessidade da caixa , que não é nada mais que um Android!

  28. A Anatel tem que sim bloquear os celulares nos prédios e aí invés de bloquear as tvs box pq não regulariza tem tanta coisa pra vocês fazerem.Alem disto as tvs pagas vim a claro Oi e sky são muito caras e tem poucos canais então jente envés de si fazer burradas vão fazer alguma coisa decente pro povo.

  29. Pilantras, estão recebendo quanto das operadoras? Só ameaças ,intimidação. Que tal cobrar das operadoras a velocidade da Internet, pagamos por um serviço que não corresponde ao que pagamos. Mudem de assunto.

  30. ANATEL só está divulgando as TVs box pirata, a verdade que eles não querem admitir é que não tem como realmente bloquear nossas amadas caixinhas piratas, ANATEL sempre fazendo de tudo para prejudicar o povo mas desta vez não vão conseguir, a cada dia está mais popular as box pirata, tenho 2 funcionando 100%, e estou comprando mais duas hoje.

  31. Só não enxerga quem não quer, dedicação da Anatel em proteger o povo da pirataria, podemos imaginar que existe interesse políticos, e as grandes tvs entram no cred crime retribuindo com os mensalão.

  32. O melhor de tudo e ver o cabra furtando, roubando, e querer dizer que a Anatel está errada,furta, rouba, ensina os filhos a ser infrator. Um criminoso, pois quem rouba e ladrão. E bem a cultura de alguns mesmo.

  33. A Anatel não quer perder a teta pode ter certeza kkkkk.
    Onde já se viu empresas milionárias cobrando absurdo em TVs por assinatura, se que coibir essa prática ofereça um preço justo pois aí então ninguém teria motivo pra continuar comprando serviços paralelos.

  34. Realmente,as operadora de tv por assinatura,cobram um preço exorbitante,e prestam um péssimo serviço!
    Anatel deveria fiscalizar esse assalto ao usuário!!!

  35. Engraçado eu pago 300 megas de Internet so recebo 80 ,tenho nome da empresa, CNPJ da empresa, roteador da empresa, endereço da empresa ,abro uma reclamação na Anatel com todos os dados e provas e a Anatel simplesmente ignora . Essa não seria a função dela?

  36. Netflix 55,90 (isso se quiser 4k, o que muita gente nem liga)
    Disney + Star 45,90
    Prime 14,90 fora os fretes grátis
    DirecTV DGo 89,90
    HBO Max 27,90
    Telecine 29,90
    Apple TV 14,90

    Esses são os principais serviços de streaming, posso ter esquecido algum.

    Total de 279,30 por mês

    Precisamos de todos? Quem tem todos assiste tudo? Não né. Mas, aí vc ter isso tudo de graça, o povo não pensa duas vezes.

    Mas, se deixar de gastar com cerveja ou outras coisas supérfluas, dá pra sair da pirataria. Mas, que poderia ser mais em conta, poderia.

    • André, vc esqueceu de por os canais de PPV. Pra assitir aos jogos de futebol. 1 canal quase 50,00 se for pegar o pacote completo 350,00 juntando os streaming que vc somou 500k por mês. E quando precisa de suporte, quase 1 hora pra falar com alguém na linha.

  37. Uma cambada de ignorantes sendo comandados por incompetentes..Anatel e seus agregados e Associações de TV por assinatura no Brasil. UMA CAMBADA DE IMBECIS.
    os servidores de Iptv prestam um serviço de qualidade, com um ótimo suporte e preço justo. O que esses burros deviam fazer é baixarem seu preços e darem um suporte de qualidade humanizado( não como encontramos hj em dia nas operadoras,um monte de robô lendo texto pronto) ..Pronto estava resolvido o problema e daria acesso a grande parte da população, visto que quem paga TV por assinatura hj no Brasil, paga caro e não é a grande parte dos usuários que consomem iptv pirata..

  38. As vezes eu fico com dó dos Brasileiros pelos políticos que tem, mas aí eu vejo os comentários de uma notícia dessa e me lembro que 99% dos brasileiros que assumissem algum cargo público fariam as mesmas besteiras e o dó do povo passa…
    Temos os políticos que merecemos, somos uma sociedade de ladrões…

    • Verdade, a maioria dos ladrões são os de classe média , conheço vários assim, paga de moralista de ter valores e blá blá blá, mas roubam com gato de energia, água e IPTV….
      Quer ver o brau da hipocrisia, gente reclamando dos presidiários não terem o sinal de celular bloqueado kkkk. E daí? Qual a diferença? Mas a moralidade é que fala mais alto

  39. Narrativa faz parte do negócio. TV box sempre vai existir, como o cara que faz a live pra transmitir shows, eventos esportivos e gravações de cinema de filmes. Anatel enxugando gelo, como sempre.

  40. Enquanto isso, o sinal zinco de celular correndo solto nos presídios. Hipócritas, focando onde não tem perigo, e onde realmente tem problema eles não tem colchão de resolver.

  41. Gostaria de saber do campeão Carlos Bairrogi, quais são as medidas que estão sendo tomadas contra o abuso de preços cobrados pelas operadoras de tv a cabo e o bloqueio de sinal de celulares em presídios.

  42. Eu quero e sejo k a Anatel vá a puta k pari e pro inferno toda sua locomotiva.
    Depois que me provar que a porra da Anatel bloquear celulares em presídio , aí sim ganha meu respeito..Isto o sem dedo o ladrão do Lula não pede pra fazer .. Então vai tudo pro inferno

  43. A própria Anatel provavelmente foi a culpada pela invasão dos produtos piratas. As prestadoras deste tipo de serviço Vivo, Sky, e outros tem serviços de péssima qualidade e de assistência, além de terem um pacote de canais muito caro para se pagar. Tinha este tipo de serviço a vários anos e várias marcas diferentes e sempre no mesmo padrão. Você liga na operadora, não consegue falar com ninguém para resolver o problema, ficamos pendurados no telefone escutando uma musiquinha ridícula, cobram faturas com valores maiores sem avisar o cliente, e quando o cliente fica insatisfeito dificultam ao máximo o cancelamento, ou seja, tem cliente que até desiste de cancelar pois não consegue. É um verdadeiro inferno brasileiro. Um dos piores pesadelos. Graças a Deus estou livre destas piadas que é o serviço que a Anatel permite que estas empresas "legais"proporcionam. É por este motivo é que a pirataria ocorre. Onde existem estas falhas vergonhosas é aí que eles entram no cenário e conseguem muitos "clientes" que fica cada vez maior. Hoje estou livre de todos estes B.Os. Tenho Smart TV e assisto Netflix e YouTube. E estou livre desta imprensa sensacionalista, tendenciosa, idealista e corrupta. Como as opiniões ainda são livres decide postar o que penso e as péssimas experiências que tive Forte abraço a todos e boa sorte.

  44. Se o sinal das operadoras passam por nossas casas e invadem cada cómodo,porque não podemos entrar na justiça para obrigar eles a bloquear ou pagar o mesmo preço cobrado por eles para usar nossos espaços? Não seria um crime eles usarem um espaço particular de graça para propagar um sinal que vai ser vendido?

  45. Quando pensa em bloquear,as tv box aqui no Brasil,
    O país que fábrica as tv box já está 1000 vezes na frente a China e o país muito mas avançado inclusive deve já fabricado aparelho muito melhores, em fim que possam bloquear o sinal.
    Então jamais conseguiriam " O Brasil " passar na frente da China OK.

  46. Pela leitura, descobri que os usuários são burros. Além de roubar o sinal, (por 30,00) mensal, não tem como pensar que é Legítimo. Aí o cara liga na Anatel pra reclamar… Kkk

  47. Esse povo e idiota é?
    O que vai acontecer com essa piora do sinal do Gatonet é que o serviço vai ficar mais barato e consequentemente mais popular ainda!
    Eita povo burro!

  48. Tem que acabar com essa merda de tv paga onde se viu isso não existe esse negócio não em outros países ele já ganham valores por audiência agora essa sacanagem no Brasil bando de safado

  49. A minha está funcionando lindamente, e tenho certeza que todo esse medo que a ANATEL está colocando nas pessoas é puro conto de fadas, pois sempre terá um jeito de burlar. A Tv Cat está aí desde quando se subia uma escada no poste e ligada o fio coaxial no cabeamento da Net, pode ter certeza o iptv não vai morrer, pois existe meios de burlar o bloqueio, o máximo que pode acontecer é aumentar a fiscalização contra os vendedores de lojas como camelô e lojinha de eletrônicos que vendem esse tipo de box do entretenimento.

  50. Quer dizer que pagar caro em TV por assinatura é assistir propaganda é legal? Eu cancelei assinatura da minha TV e de diversas revistas porque não concordo em pagar para assistir ou ler propagandas. No dia isso mudar eh volto… Até lá? BTV rodando liso…

  51. Na verdade até conseguem bloquear os sinais, ontem mesmo o meu ficou tão instável que não consegui assisti, isso nunca tinha ocorrido. Eu media a velocidade da internet e estava perfeita, velocidade máxima contratada, mas para baixar algo não funcionada, para certas coisas ela simplesmente parecia internet discada e na tvbox ficava travando. Mas o acesso as redes sociais estavam perfeitas, sites e tal… só para certas coisas que não funcionava. Então creio que eles consigam direcionar algum certo bloqueio solicitando as companhias de internet certos bloqueios, mas provavelmente essas companhias não devem aceitar, pois junto com o IPTV na tvbox, outros serviços também param de funcionar.

    • Pois então tv box e iptv funciona por meio de streaming, e as operadoras famosas estão usando este meio também, pois isto não é ilegal porque nós pagamos pela Internet e também pelo acesso destes sistemas de iptv que se resume no mesmos sistema que eles estão usando resumindo assim também eles estariam pirateando,então sr presidente da Anatel,porque não bloquear eles também

  52. Lula eu fiz campanha pra você por tv box,o povo não tem condições de pagar 500 ou mais em sky,claro,etc não deixe mil vídeos foi pouco que fiz,deixe o povo ter uma diversão barata Anatel será alvo de protesto um governo dos pobres que foi pregado ou foi tudo mentira porque essa do governo aqui pega a Globo e SBT qualquer chuvinha some.

  53. ANATEL deveria mesmo está atrás de bloquear celulares para evitar crimes como tráfico…bem comentado agora qual real motivo para bloquear iptv.somente para agradar empresários que querem continuar lucrando muito ou seja eles só vão atrás do que é do interesse deles pois aonde está o crime desses sinais de streaming? É crime alguém quere assistir uma série e paga mais barato? A que ponto chegou o capitalismo radical de um pais

  54. A Anatel quer privar o direito de uso das comunicações para os pequenos, pois estes provedores de TV à cabo cobram um absurdo por meros canais, e nem liberam os estremegs de filme e séries se você quer assistir um programa específico tem que pagar taxas,isto é que é um absurdo como disse nosso colega aí se forçarem eles baixarem os valores ,e o pior é que eles também estão mudando os sistemas deles para streaming também que nada mais é o mesmo mecanismo destes tv box e os canais iptv,aí eu pergunto será que eles também vão serem bloqueados,e aí sr presidente da Anatel que esta fazendo esta covardia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!