Estratégia da Anatel de combate à pirataria é inovadora, mas tem vulnerabilidades

Conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, durante o Pay-TV Forum 2022. Foto: Marcelo Kahn/TELETIME

O modelo que a Anatel definiu para conseguir controlar o fenômeno das TV boxes e caixinhas de IPTV utilizadas para a pirataria no Brasil é engenhoso do ponto de vista regulatório, mas traz desafios. Basicamente, a agência de telecomunicações tirou o foco na defesa dos direitos autorais, que não está sob a sua jurisdição, e focou nos riscos à rede.

Essa mudança de estratégia da Anatel partiu da constatação que a gigantesca base de caixas IPTVs e TV boxes não homologadas no Brasil (a agência endossa estimativas de mercado que colocam entre 5 milhões e 7 milhões o total de equipamentos ativos) representava um enorme risco à rede e aos usuários, já que esses equipamentos estariam sendo utilizados para roubar informações das redes domésticas dos usuários, invadir dispositivos e também, operando de maneira orquestrada, se prestarem a ataques cibernéticos. Segundo a Anatel, estes riscos foram comprovados por auditorias e levantamentos técnicos feitos junto aos principais equipamentos disponíveis no Brasil.

Como a Lei Geral de Telecomunicações dá à Anatel a prerrogativa de fiscalizar e regular a integridade das redes de telecomunicações, esse caminho se mostrou muito mais promissor do que um lento processo de autorização judicial por distribuição de conteúdos com infração de direitos autorais. "Na prática, uma caixa não homologada e que oferece riscos à rede é quase sempre a mesma que é utilizada para pirataria de conteúdos, mas o nosso foco é a rede de telecomunicações", explica o conselheiro Moisés Moreira. Segundo ele, a estratégia da Anatel não é especificamente para atender a uma demanda do mercado de TV por assinatura que está sendo prejudicado com a concorrência ilegal das TV boxes, mas sim garantir a integridade de rede. "Chega a ser uma questão de segurança nacional até". Por esta razão é que a medida da Anatel não servirá, ainda, para impedir o acesso a sites piratas e aplicativos que sejam utilizados em equipamentos homologados.

Notícias relacionadas

Bloqueio dos IPs

A Anatel, uma vez ciente (por denúncia ou análise própria) de que existe um equipamento não homologado se conectando à rede, determinará às empresas de telecomunicações que bloqueiem o acesso aos IPs de onde estas caixas "buscam" a chave de liberação para funcionamento (e para liberação dos sinais de TV, por tabela). Um grupo técnico da agência se encarregará de verificar se não houve bloqueio a IPs indevidamente, mas ninguém na agência acredita que uma empresa vá se mobilizar para sair em defesa de um equipamento não homologado, muito menos um que sirva para a distribuição de pirataria de conteúdos.

Existe sempre a hipótese de que equipamentos homologados possam ser usados inadvertidamente para acesso a conteúdos piratas. Nesses casos, diz a Anatel, será preciso avaliar se houve alguma forma de enganar as autoridades certificadores no momento da homologação. Se sim, a homologação pode ser inclusive cancelada, explica o superintendente de fiscalização da agência, Hermano Tercius.

Mas a Anatel sabe que é uma briga de gato e rato, porque uma vez bloqueados, os fabricantes das TV boxes e caixinhas IPTV farão o possível para passar a distribuição das chaves a partir de outros servidores e endereços IPs. Segundo Moisés Moreira, a Anatel terá que agir de maneira muito rápida. Além disso, segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a agência também procurará, na medida do possível, responsabilizar e sancionar empresas de telecomunicações ou empresas que façam uso indevido da rede. 

O bloqueio será sempre determinado pela agência, mas será direcionado não aos 20 mil provedores de acesso locais e regionais, e sim às empresas de telecomunicações que operam os grandes backbones, que totalizam algumas dezenas de empresas. Com isso, fica mais fácil garantir o cumprimento das medidas, explica Hermano Tercius.

Em paralelo, a Anatel desenha mais duas ações: de um lado, um acordo com os principais marketplaces para assegurar a publicação verificada dos números de homologação dos equipamentos que estão sendo comercializados. Em outra frente, a agência finaliza um convênio com a Ancine, por meio do qual denúncias de infrações a direitos autorais poderão ser endereçadas com bloqueios determinados pela Anatel. Vale lembrar que no final do ano passado a Ancine reposicionou a sua atuação no combate à pirataria para se focar apenas nas questões de direitos.

Desafios

Mas o modelo da Anatel tem desafios importantes. O primeiro é a velocidade da indústria de caixas e dispositivos usados para a comercialização de conteúdos piratas. A agência contará apenas com o laboratório da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) para identificar os equipamentos, ou denúncias fundamentadas. No futuro a Anatel quer ter sua própria estrutura, mas não existe isso ainda. Existem alguns modelos mais comuns, mas a Anatel teria que analisar todos os equipamentos, entender o funcionamento de cada um deles, os servidores que estão sendo acessados para conseguir efetividade nos bloqueios.

Além disso, a sofisticação dos serviços piratas hoje já é tal que em muitos casos o conteúdo ilegal, ou aquele que precisa ser ocultado, como as chaves de criptografia, acabam sendo embarcados em serviços e sites legítimos, muitas vezes hospedados em datacenters de porte global e extremamente demandados, sem o conhecimento dos proprietários desses serviços de Internet.

Outro risco é jurídico, já que o assunto pode ser facilmente confundido com censura a conteúdos ou bloqueio de aplicativos, o que é vedado pela legislação da Internet, sobretudo o Marco Civil. A exceção que a Anatel encontrou para o bloqueio está absolutamente restrita ao potencial risco ao funcionamento e integridade das redes, como as operadoras fazem quando bloqueiam portas acesso utilizadas para spam via mensagens de email, por exemplo. Do contrário, até a Anatel explicar que o que está sendo bloqueado é um equipamento não homologado, e não um determinado conteúdo, as disputas na Justiça podem ser longas.

Por fim, o risco que a Anatel ainda corre é o de não ganhar credibilidade no processo junto à população, que adota o modelo de pirataria como se aquilo não fosse um crime. Para evitar esse risco, as ações da agência precisam ser certeiras, abrangentes e eficientes. Caso os bloqueios tenham consequências não previstas, como a derrubada de serviços legítimos ou, pior, caso esses bloqueios sejam pouco impactantes para o uso dos equipamentos irregulares, a Anatel fortalecerá a percepção de que a pirataria de conteúdo é uma realidade inevitável e só intensificar o problema.

Mas, pela primeira vez, a agência toma uma medida criativa e nova para endereçar o problema de distribuição de conteúdos de TV de maneira clandestina. "Não temos a ilusão de que os problemas vão se resolver totalmente, mas é uma primeira medida dentro das ferramentas de que dispomos e que pode ser bastante eficaz", aposta o conselheiro Moisés Moreira.

98 COMENTÁRIOS

  1. Muito dinheiro em jogo, nada a ver com segurança da internet e roubo de informações dos usuários. Todo esse interesse da Anatel é patrocinado pelas grandes empresas que vendem streamings e pay per wiews. Se o problema fosse o roubo de informações a internet teria de deixar de existir!

  2. Entidade sucateada! Quando pensa servidores já estão a frente deles! Pressão de emissoras, aí fazem todo esse barulho. Todo mês de janeiro meio de ano e isso ! Propagando chegando ao consumidor Fink para a amedrontar, país de primeiro mundo não descobriu solução! Aqui que está chegando a 4 vai . Piada pronta quando a mão e molhada! Dão um jeito de justificar. Mais no fim cai em esquecimento! Os Cars Volta melhores, São muito envolvidos e a maioria dos servidores estão fora do país! Entidade que não bloq sinal em Presidio vai desmascarar rede mundial. Esses dois patetas diretores aí que é da entrevista aparecer.

  3. Quando acabar carnaval tudo isso acaba! País que elege ladrao e presidiário, e manda soltar Cabral tem concerto! Vai caçar mídia no colo do capeta Anatel.

    • Verdade. Como um país comandado por desonestos, um STF imparcial, uma imprensa vendida, liberdades cerceadas, tem moral pra combater a pirataria? As vezes a pirataria acontece nem seja pelo produto, mas pela liberdade de acessar o que deseja. Distribua conteúdos a preços justos para o consumidor não sentir se lesado, que ele passa adotar conteúdos de forma legal.

    • Realmente , país que teve um Boçal Psicopata Fascista Genocida com "presidente" , e gado como você , que pelo jeito apoia um traste como esta Besta , o seu Boçalnaro , é mesmo um atraso, não é ?

    • Acredito que antes de se dizer apaixonado pelo GENOCIDA NAZIFASCISTA, que fugiu do Brasil para não ser preso, devíamos exigir que a ANATEL, não fosse simplesmente uma PUXA SACO das empresas.
      Quando oferecem o pacote dizem que fornecem tantos canais na TV A CABO, mas quando você contrata a maioria dos canais são ESTAÇÕES DE RÁDIOS, isso é golpe que a ANATEL teria que fiscalizar e punir esses golpes contra o consumidor.

  4. Tem tv pirata porque as assinaturas são um roubo eu faz treze anos que asimo.pedi cancelamento não dá mais deviam ter um preço mais barato mais robom o que puder Mem avisam que vai ter aumento isso devia ter um preço justo

      • Mas se alguém me vender uma lagosta de procedência duvidosa por 10 reais, eu não tô roubando, tô só arriscando por minha conta em risco. Agora se a Lagosta regulamentada fosse 20, não ia ter porque se arriscar pela de 10.

  5. Nao esquecer que a IPTV nao é por si um crime ou algo mau. É uma forma de transmissao de conteudo televisivo.
    Por cá(Europa) nossa lei é clara e o utilizador final desse que seja particular e nao divulgue, grave ou redistribua a iptv dita ilegal, nao incorre em qualquer crime. É como estar no youtube a ver um live stream. Zero responsabilidade ao utilizador final que nao sabe nem tem nada a ver com o conteudo que é fornecido e se esta licenciado pelo fornecedor do mesmo.
    Portanto por ca vivam descansados.
    São normas internacionais.
    Os que são apanhados são os comerciantes que
    vendem as caixas as carradas e o respectivo conteudo ilegal.

  6. País que elegeu um ladrão e cheio de corrupção está preocupado com IPTV pirata, e ainda alegam roubo de informação pessoais?
    Isso aí é uma pressão das empresas que roubam o Bolso do consumidor com pacotes caríssimos!
    ANATEL deixando de ser um órgão sério!

  7. Um país que colocou um cara que acabou com tudo .atacou os três poderes fez o que queria fugiu do país para não ser preso.quis acabar com os índios .e não acabou com a pirataria .vcs estão de brincadeira

  8. Puxa a vida, o doente bolsonarista, ao invés de escrever conserto, escreve concerto, deve ser o show do iron maiden, que virá a seguir.

  9. Estão pensando só no bolso das empresas! Já que querem acabar com esses tipos de aparelhos, obriguem as que são " legalizadas" a cobrarem um preço mais justo! Pq pagar 100 reais pra assistir a lagoa azul não dá né!!

  10. Essa Anatel ja era pra ter criando um sistema pra broquear os telefones de todos os presídio do paiz mais eles estão preocupado em tirar mais um lazer de nos que não podemos pagar uma TV por assinatura como claro e outras operadoras que roubo o valor que eles cobra eu vejo aqui muitas família com seus filhos assistido o YouTube será que vão tirar isso também muitos nao pode comprar uma TV moderna vem com essa de TV box roubar dados isso É conversa de ladrão de imposto eles acha que já pagamos pouco esses cabra nen mercado faz pra ver o que pobre Ta deixando de comer com os preço dos alimentos agora eles vem com mais essa É pra ferra mesmo

  11. A onde está os grandes hackers desse século, para derrubar essa Anatel!! Nunca defendeu o direito da população. Mas sim o império de tvs falidas, pelo cansaço da população que não paga mais pelo roubo nas assinaturas superfaturadas.

  12. pirataria é invasão? seria louvável se a dona ANATEL e outros FISCALIZADORES fiscalizassem a balbúrdia que é a invasão em nossas casas das TVS A CABO. programação ridícula, repetição de séries(vivem de NCIS, CSI, O MENTA LISTA ETC ETC. O telecine-cul só conhece Sérgio Leone para suas repetições. querida ANATEL deve correr propina das grandes nesse submundo. fiscalize isso em nome milhões de usuários de TV a cabo. em tempo, não sou pirata. assinante da Claro. ah, sem falar mas propagandas de baixo nível. que tal um canal pra reclamações ou um OMBUSDMAN ? Obrigado

    w

  13. Ahmed, esse entendimento tbm é válido aqui. Porém , está em questão os serviços de pirataria sob demanda, ou seja, iptvs pagos em modalidade de assinatura. Não estão se referindo a sks ou iks, isso aqui nessas terras (brasilis) é coisa do passado

  14. Quanto será o "caché" pago ao presidente da Anatel?Entendo que,esse ato tem a ver com finanças,não com segurança ou outras quaisquer faláceas.
    Essa ação precisa ser investigada,afim de descobrir o real motivo da mesma.

  15. ⚠️⚠️⚠️ Viva LULA!!!! Fora BOÇALnaro e BOÇALnarismo!!! Fora Nikolas Ferreira e os inventores de notícias FALSAS de uma vez por todas.
    Prenda o Cabral!!!
    Um recado aos BOÇALnaristas criminosos-antidemocráticos e propagadores de fake News; (cuidado pois algum grupo REBELDE pode ser criado no Brasil para acabar com esta palhaçada e falta de respeito que vocês fazem com os outros cidadãos.
    Cuidado pois isso já existe em outros países.

  16. Engraçado a Anatel fazer uma guerra contra tv box e nada contra o roubo, assalto que apenas as duas TVs por assinatura realizam no Brasil.
    Sky e Claro, cobram valores exorbitantes com filmes repetidos, com poucos canais.
    Deveriamos ter pelo menos umas 20 empresas de tv a cabo com valores de pacotes mais acessíveis.

  17. As empresas já ganham com patrocinadores… Ainda querem faturar em cima do telespectador… Já já, haverá nova quebra de trava… É na covardia de empresários!

  18. Concordo com o patriota colocar um terrorista e genocida nó poder só para empresário levar vantagem
    Vão parar pirataria kkk

  19. Infelizmente se fosse um País sério com todas as prerrogativas econômico e financeiro as empresas em geral não com preços altíssimos e um péssimo serviços prestados à sociedade brasileira. Um dos Pais e do mundo mais caros em serviços e serviços de telemarketing que incomoda a cada cidadão. Quando percebem que estando perdendo fortunas em dinheiro, começar a referendar como pirata, é por outro lado, essa Anatel só que proteger esses ambiciosos que querem mais. O que falta nesse país chamado Brasil ter lei para fiscalizar esses cartéis que é uma vergonha. Sai governo e entra governar sempre continuará esses cartéis. Por quê que não modificar a forma de fiscalização dessa Anatel para baratear esses serviços. Cadê as multas aplicadas que até agora não há notícias se pagaram ou não pelo péssimo serviços. É lastimável aonde a população chegou.

  20. o que que Anatel tem haver com presidente da República, bolsomion ainda não caiu na real …quanto aos gatos Net sou a favor de acabar, mas também um preço justo entre Netflix e sky

  21. O exemplo vem de cima , um ladrão, descondenado via subterfúgio jurídico vira presidente, ministros todos com dezenas e centenas de processos, emperrados para não ter ""julgado"", portanto habilitando-os para posse, e vem está agência incapaz de resolver o básico dos celulares, se arvorando de xerife da legalidade e moralidade. Só aqui no fazendão kkkk

  22. MUITO SIMPLES ACABAR COM A PIRATARIA SÓ COBRAR UM PREÇO JUSTO, MAIS NADA !!! USO, VOU USAR E TORÇO PRA NAO CONSEGUIREM ACABAR. OS PREÇOS PRATICADOS PELAS PRESTADORAS ESTÁ FORA DA REALIDADE DO PAÍS.

  23. A Anatel e merda e a mesma coisas.voces são um bando de ladrões.voces pode tentar mas nunca vão conseguir acabar com o iptv disso pode ter certeza.

  24. Tudo bem. Mas antes de tudo isso Anatel deveria resolver `probleminhas mas simples ` como bloquear sinais de telefone em prédios fiscalizar de maneira mais firme certos abusos de empresas como a VIVO. CLARO. TIM. Que por vezes cobram valores abusivos não prestam um serviço o qual fazem propaganda. Um atitude da Anatel bem simples mas que até hoje não é feita daí quer bloquear iptv que é muito mas desafiador. Não vai rolar.

  25. Pirataria é crime de roubo intelectual e ponto final. A ANATEL está corretíssima. Se não houvesse Pirataria os preços dos serviços honestos cairiam. É que brasileiro gosta de justificar a malandragem dando uma de coitadinho dizendo q o correto está muito caro. Isso dá argumentos para uma criança pobre roubar o celular de outro pq é caro, um adolescente roubar o carro de alguém pq está caro e por aí vai. Assistir filmes e séries sem pagar o serviço é ROUBO.

  26. OS CARA MAL DÁ CONTA DE BLOQUEAR O SINAL DE CELULAR EM PRESÍDIO, QUEM DIRÁ DAS TV BOX. MAIS FÁCIL O PESSOAL DO IPTV BLOQUEAR A ANATEL.

  27. Em um país que a população é roubada dioturnamente por políticos e autoridade em geral,querem que o povo pague por serviços muinto caros e de péssima qualidade.Isso sem falar que essa ação nada mais é que as redes de televisao(Globo)querendo controlar a população como antigamente.

  28. Não consegue nem bloqueia o sinal dos presídio, imagina bloquear um sinal quem vem de umas caixinha aleatória, espalhada pelo Brasil.

  29. Nunca irão conseguir acabar com a pirataria, a nao ser q baixem os preços das assinaturas, porque na verdade e um roubo q eles querem empurrar goela abaixo, e viva a pirataria!

  30. Um jeito fácil de evitar esse tipo de pirataria seria baixar os valores de tvs por assinatura, se não pode vencê-las junte-se a elas. Poucos podem pagar por um pacote completo na média de 200 reais por mês. Um provedor pirata cobra 30 reais mais ou menos e tem muito mais conteúdo. Se as operadoras cobrassem 50 reais pelo mesmo pacote, a maioria iria optar por assinar com as operadoras. Baixando o preço aumenta a procura.

  31. Eu não tenho provas, mas é claro que isso não é pela segurança dos dados, esses diretores da Anatel imaginam que a população brasileira aceitam a justificativa inócua de "segurança de dados na rede e etc." Na verdade a Anatel cedeu as pressões das grandes empresas que vendem pacotes de tv fechada, que com essa medida, deve alavancar bilhões para esse mercado. É em algum lugar, alguém vai molhar a mão de alguém. E o povo, têm que pagar caro por pacote de tv.

  32. Mais qualquer app ou programa atual ou msm arcaico só instala ou só pode ser usado se vc concordar com os termos se não aceita não utilizar. Ipocrisia , pobre e uma merda quanto mais pobre mais ignorante e, pobre não tem mais direito de ter nada , bla blá blá

  33. Sou contra pirataria, é um trabalho injusto com qualquer empresa que investe, emprega e paga imposto, porém a intensão da Anatel em mobilizar toda uma estrutura para ajudar as telefônicas em prol da "segurança" é um absurdo visto que o serviço prestado por estas companhias a nós consumidores é de ruim a péssimo. Não entregam a velocidade contratada, o sinal cai e oscila a todo instante. Nem as reclamações aos milhares que essas operadoras tem fazem a Anatel mover um paizinho a favor dos consumidores.

  34. TV pirata é ROUBO simples assim! E quem utiliza é LADRÃO! Milhares de empregos são gerados na produção desses conteúdos e precisam ser remunerados. 5 a 7 milhões de usuários de TV BOX, explica o gde número de políticos desonestos que temos. Você quer mudar o mundo, comece por você!

  35. Quem não consegue bloquear sinal de um presídio, vai bloquear o quê ? Vão catar coquinhos, piada de Carnaval, falta do que fazer , pago uma grana por mês de Internet e todo instante aparece propaganda de lojas , banco e etc ,pago Internet pra assistir o que eu quero e não ser induzido a ver o que outros querem , então pergunto : onde está o agente fiscalizador ? Entidade inútil , só serve pra pagar salários exorbitantes , cabide de emprego aos amigos do rei .

  36. Nunca foi por segurança, a matéria deixa claro a finalidade, acho que eles pensam que o povo, idiota, o problema e money , dim Dim , né . Mas o povo também tem que ser experto e não assinar essas TVs, porque o preço que eles cobram, e realmente fora da realidade.

  37. Se os valores pagos a empresas de internet vê televisão aqui no Brasil fossem com preços justos e entregassem o que prometem, não teríamos problemas com pirataria, o problema ,é tudo muito caro, sem respeito ao brasileiro. ANATEL órgão de ajuda a essas empresas, pouco faz pelo povo

  38. Acho que o grande erro é focar apenas na tecnologia como elemento principal para a compreensão do uso das caixas, esquecem que isto é uma questão comportamental e está no campo das ciências sociais. Pois ficam as perguntas: qual o motivo das pessoas usarem as caixas? Por qual motivo mesmo sabendo ficar com dados vulneráveis as pessoas insistem em usar tais equipamentos? Quanto à tecnologia, verificamos que ela não é um monopólio das grandes empresas, estes grupos que oferecem IPTV estão um passo à frente das corporações de mídia, pois oferecem um produto e cobram por este produto e as pessoas estão dispostas a pagar. As empresas de mídias precisam conversar com estes caras, pois senão ficará como a guerra perdida ao MP3 e o Napster, sendo que hoje nem mais se fala em MP3 pirata com os streamings de música. A mudança talvez passe pela supressão dos intermediários (claro, vivo, oi e Sky) e as pessoas passem a comprar os conteúdos que realmente querem assistir e a tecnologia de IPTV permite isto.

  39. Ridículo, roubo de informações é meu ovo, isso é pressão daqueles que estão perdendo dinheiro como os pay-per-view, e muitas dessas box não consegue captar sinal de TV gratuitos, sempre é preciso ter um app instalado pago para fazer rodar. Pq não tentam bloquear sinal de celular que seria mais importante.

  40. A pirataria tem tanto sucesso junto a população em geral pela questão custo beneficio;sempre houve um cartel de TV por assinaturas,cobram preços numa média entre as operadoras ou vc pagava ou ficava com a TV aberta.
    Porém as operadoras não querem baixar seu valores para valores mais acessíveis a população num país a onde o salário minimo é uma vergonha,a onde deputados,senadores,STF aumentam seus salários a seu bel prazer
    Enquanto isso continuar a pirataria terá sempre mais sucesso entre a população simples assim.
    Façam valores de acordo com a realidade do Brasil onde o salário minimo é a vergonha que é

  41. E uma vergonha, você assina um pacote básico de tv, se quiser acrescentar mais um canal de desenho para o filho, ou um canal de esporte tem que assinar mais um pacote com mais de 30 canais, ( há mais eu queria estes 2 canais de esportes e estes 2 canais de desenhos). Aí você e o fígado a assinar um pacote com mais 80 canais, e paga por cada um que você nunca assistiu 5 minutos por ano.
    Isto a ANATEL nunca se preocupou.
    Agora vem falar que e questão de segurança.
    Tinham que ser todos presos junto com o nove dedos e sua gangue.

  42. Serviços de telemarketing ligando o dia todo e burlando a lei a Anatel se.finge de cega.
    Criminosos na cadeia com celulares e internet a vontade a Anatel se faz de cega.
    Agora IPTV é crime, tem que ser proibida, cassada e queimada em praça pública senão a civilização acaba, de acordo coma a Anatel.
    Isso que dá aparelhar um órgão de fiscalização que se vende as grandes distribuidoras de.conteudo.

  43. O Clerlhan falou tudo.Principalmente no último parágrafo que ele comentou.Se a questão fosse risco a rede e roubo de informações dos usuários ,a internet teria de deixar de existir. Aham…a Anatel tá preocupadíssima com o roubo de informações dos usuários .Assim como todas as outras agências governamental ou não desse país,bagunçado,que deixa tudo acontecer primeiro para depois ver o vai fazer. Dá até ânsia de vômito quando eu vejo esses "caras" falando.Que Deus ajude o povo brasileiro.Porquê pessoas sérias e bons administradores nesse país , tá difícil.

  44. Os caras querem destruir essas caixinhas mas na verdade o que faz tudo isso funcionar é uma aplicação que é desenvolvida pra esse tipo de serviço essa caixinha é só uma máquina com um sistema operacional e nada mas essas aplicações roda mesmo até em celulares os caras tão fazendo basicamente um tiro no eles nem se quer sabe o que eles estão a combater isso é só barulho não dá em nada os servidores e serviços dessas caixinhas funciona tudo fora do país

  45. Então os assaltantes de joalherias deviam justificar que roubam porque as joias são caras. Tudo uns picaretas que roubam e cagam moralidade.

    • São coisas bem diferentes.Uma é colocar uma tv box pirata na sua casa para ter um pouco de entretenimento,outra é vc assaltar joalherias para fazer sabe lá o que com as jóias. Não tem nem como fazer essa comparação.

      • Essa diferença só existe na sua cabeça. Como se para garantir entretenimento eu poderia roubar de alguem. Excluindo-se a violência empregada num assalto a uma joalheria, roubar o sinal de TV acarreta em tirar o sustento de alguém que poderia estar trabalhando para a empresa que você rouba ao piratear o sinal que ela disponibiliza. As operadoras precisam pagar direitos autorais, investir na infraestrutura e demais coisas. Aí vem os marginais e só retransmite. Toda a equipe que trabalhou e investiu tempo e dinheiro para disponibilizar esse sinal fica sem retorno.

  46. Na minha opinião a única maneira de evitar pirataria, é conscientizar as empresas legais a venderem pacotes populares a preços populares. Sendo assim terão mais clientes em todo Brasil. E possível vender TV por assinatura a preço menores todos ganham. Perde a pirataria!

  47. TV BOX NAO TEM IP, O IP É DA MINHA INTERNET, VAO BLOQUEAR O MEU IP KKK, PARTINDO PARA O VPN, AI QUERO VER ELE SABER MEU IP, NÃO SEI QUEM ESCREVEU A MATERIA, MAIS NAO SABE NADA DE IP.

  48. Eles abandonaram uma ideia genial que era bloquear os servidores pirata automaticamente nos provedores em função do tipo peculiar de tráfico. Essa era inovadora. O resto é enxugar gelo.

  49. Anatel só quem pratica a pirataria são aqueles que não tem condições de pagar uma tv por assinatura. Os classe média alta pagam por tv por assinatura. Então na minha visão se o país fosse mais justo criaria uma lei onde os que tem menos condições pagariam uma tv en um valor x.e não cobrariam. Um valor absurdo. A mais isso é da conta das empresas de tvs. Então pronto deixa eles se virarem. Já que eles não olham pelos mais pobres e não pensam que eles também poderiam ter o direito de ver tv por assinatura. Então eles que se virem pra tentar atrapalhar a vida dos servidores que distribuem o sinal.

  50. Os caras não conseguem bloquear sinal de celular nos presídios até hj, querem bloquear sinal de satélite no Brasil todo kkkk. Piada, só vão ajudar alavancar as vendas dos aparelhos, visto que passarão vergonha como sempre.

  51. Querem bloquear IPTV mas não bloqueiam celulares dentro dos presídios, onde o crime organizado é comandado.
    O brasileiro nasceu pra se lascar mesmo, sai de um ferro cai no outro.
    Corrupção pra todo lado, esquemas políticos para favorecer uma elite, e vem encher os piqua com crime de roubo de dados pelas tvbox.
    O Brasil virou piada!

  52. Como sempre, uma grande piada e de muito mau gosto, tudo que é bom para o povo brasileiro, eles querem acabar, cambada de corno que deveriam éra tá acabando com a comunicação dos marginais dentro dos presídios, e não com o pouco de entretenimento que poucos brasileiros ainda podem ter na sua tv por um preço justo!!!

  53. Baixar o preço das TVs por assinatura ninguém quer por isso existe a pirataria ninguém ganha R$50.000,00 para pagar R$500,00 de tv por assinatura!A Anatel só tá fazendo isso por que tá sendo pressionada pelos empresários que estão vendo a sua base de assinantes caindo!

  54. Uso tv bom sim a mais de 10 anos, já assinei tv por assinatura por mais de 10 anos. Ser eu for pagar por tudo que tenho de opções na minha tv não pago menos de 600 reais por mês. Só pensavam em encher os bolsos hoje estão pagando o preço. Vem com a conversa que podem invadir nossos dados, isso aconteceu com com informações que eles tem nossas. As invasões sempre iram acontecer. Mesmo em banco de dados muito seguros.enquanto tiver outras opções mais batatas estarei comprando. Assistindo Rodrigo Faro e Eliana ninguém merece. Tv Box sempre. Detesto sky, Claro tv e outros lixos. Que limitam suas programações e explora nossos bolsos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!