RFS Brasil assume o comando da empresa na América Latina

A RFS Brasil assumiu o comando das operações da empresa na América Latina, a partir deste ano, e o presidente local, Luiz Antônio Alves de Oliveira, passou a acumular a presidência também para a região. A empresa, fabricante de soluções para comunicação wireless, faz parte de um grupo com 27 subsidiárias no mundo. O Brasil ficou com o controle das operações industrial, financeira, administrativa, marketing e logística.
Ao todo, são 400 funcionários na estrutura brasileira para atender a região. Mesmo assim, o crescimento previsto é de 25% no volume de vendas em relação a 2004, embora a empresa não revele os números absolutos.
Um dos objetivos de Oliveira para este ano é consolidar o processo de transferência da atividade industrial dos Estados Unidos para o Brasil. Do portfólio de 50 produtos, em média, 26 já são fabricados aqui, com parte da produção terceirizada. Só não virá para a operação brasileira o que não for requerido no Mercosul ou não tiver escala de produção. Alguns dos itens fabricados localmente serão exclusivamente para exportação.

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Até o ano passado, Brasil e Mercosul representavam 10% da receita do grupo. Para este ano, o bloco América Latina deverá ser equivalente a 14% a 20% do total. Embora não informe os números, Oliveira garante que o faturamento do Brasil cresceu cerca de 200% e que o patamar será mantido neste ano, com um aumento na faixa de 5% a 10%. As exportações brasileiras, no patamar de 20% em 2004, estão projetadas para 40% este ano.
Outra meta é fazer uma aproximação dos clientes da América Central e México. Será aberta uma subsidiária no México, onde a atuação era muito tímida, explica o executivo. Será dada ênfase também na operação andina, principalmente na Colômbia.

Acúmulo de cargos

Na estrutura anterior, o Brasil atuava com o Mercosul e um vice-presidente se reportava a este núcleo, mantendo consigo todas as equipes comerciais. Agora, o comando centralizado no Brasil ganha três vice-presidências. Alexandre Comparato, antes diretor de operações para o Brasil e Mercosul, passa a acumular o cargo também para a América Latina; Mário Bittencourt, diretor financeiro e administrativo para o Brasil, acumula a função de vice-presidente CFO; e Oliveira que, além da presidência, acumula a vice-presidência de vendas. Há ainda os diretores com atuação regional, como Alexander Amador, para mídia e marketing institucional; e Elias Sfeir, para marketing de produto e serviços técnicos, com seis áreas de produtos e as respectivas gerências sob seu comando.

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