Unidade Iracema da São Martinho ganha em indicadores ESG com 4G da TIM

Foto: Divulgação/Unidade Iracema

Uma parceria entre a TIM e São Martinho tem viabilizado um acompanhamento mais eficiente do monitoramento ambiental e da eficiência operacional e a promoção de inovação sustentável.

A aplicação da conectividade favoreceu o trabalho na Unidade Iracema (UIR), localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, em três frentes principais: na colheita, no monitoramento de incêndios e na melhoria das condições de trabalho dos cerca de 2 mil colaboradores diretos. 

Os principais resultados da conectividade para a UIR

Notícias relacionadas

A tecnologia, na Unidade Iracema, busca promover uma comunicação em tempo real com o Centro de Operações Agrícolas (COA), assim que qualquer sinal de fumaça é detectado pelas câmeras instaladas nos canaviais. 

Isso trouxe resultados importantes, como a redução no tempo de resposta de 20% no acionamento das equipes brigadistas que combatem os focos de incêndios acidentais e criminosos que atingem seus canaviais. 

A São Martinho não promove ou utiliza queimadas para colheita da cana-de-açúcar em suas unidades, sendo realizada de forma 100% mecanizada.

A conectividade, aliada às boas práticas operacionais, também contribui para a gestão mais eficiente do consumo de diesel e tempo ocioso dos motores dos equipamentos agrícolas.

Por meio do monitoramento realizado a partir do Centro de Operações Agrícolas (COA), todos os equipamentos agrícolas conectados com computadores de bordo e chip 4G da TIM são acompanhados durante a colheita da cana. 

O controle de bordo dos tratores e colhedoras conectadas também ajuda a acompanhar o consumo de diesel e o tempo ocioso do motor, proporcionando mais eficiência econômica e menor emissão de CO2 no meio ambiente. Um bom exemplo é que, desde 2020, o tempo médio ocioso de colhedoras caiu 18%.

Impactos para os trabalhadores e para a comunidade ao redor

Além disso, o uso da conectividade, associada às ferramentas tecnológicas, está aperfeiçoando a comunicação entre o Centro de Operações Agrícolas (COA) sediado na Unidade Iracema e as equipes em campo. 

Com a otimização das operações e o uso eficiente de recursos para monitoramento de frota, telemetria, logística e análise de dados georreferenciados, por exemplo, foi possível reduzir o tempo de resposta às ocorrências e acompanhar ainda mais de perto as condições de trabalho dos colaboradores em campo. 

As demais fazendas e comunidades ao redor também são atendidas com conectividade. Para Paulo Humberto Gouvêa, diretor Corporativo da TIM Brasil, a tecnologia habilita a transformação digital sustentável, que integra também os pilares ESG e o histórico de prioridades em sustentabilidade.

A Iracema, fundada em 1937 e localizada em Iracemápolis (SP), recebeu conectividade da TIM em 2020, com 4G em frequência de 700MHz. Em uma área de mais de 30 mil hectares, tem capacidade de processamento de 3,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, trabalhando principalmente com açúcar, etanol e bioeletricidade. 

TelecomESG

Apesar dos avanços, a agenda ESG do setor de telecomunicações está apenas no início. Quais os avanços? Quais os obstáculos? Quais as ferramentas para vencer as dificuldades? Qual o benefício para a sociedade de um setor de telecomunicações conectado a uma agenda responsável?

Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 09h, os tópicos levantados acima serão discutidos no Telecom ESG, promovido por TELETIME. O evento acontecerá no WTC Events Center, em São Paulo, e contará com a presença de operadoras de telecomunicações, organizações e movimentos sociais, empresas de tecnologia transformadoras, formuladores de políticas, analistas de investimento e consultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!