Intelig testa microcable e outras tecnologias de acesso

A Intelig está testando diversas tecnologias de acesso local e pretende escolher até o final do ano qual ou quais utilizará para oferecer a novos clientes corporativos. ?Nossa rede de fibra óptica já alcança várias empresas em nove grandes cidades do País. Mas para vendermos serviços locais a companhias que ainda não são nossas clientes é preciso decidir que tecnologia de acesso será usada?, explica o vice-presidente de rede da espelho, José Cândido.
Uma das tecnologias que tem mais chance de ser escolhida é o microcable. Trata-se de um cabo de fibra óptica bem mais fino que o normal e que é instalado a apenas 15 cm de profundidade. Seu custo é cerca de 20% mais alto que o da fibra comum, mas a diferença é compensada com a rapidez na instalação. A Intelig já utiliza microcable em um trecho de anel óptico e em um acesso à ATL, operadora celular que também é sua cliente. De acordo com o executivo, a experiência tem gerado resultados satisfatórios.
A espelho também testa acesso local por meio de satélites, usando sua capacidade em banda C alugada junto à Intelsat. O problema da banda C é o tamanho das antenas. Algumas ofertas para uso de banda Ku já foram feitas à Intelig, mas a operadora ainda não realizou qualquer teste. Outra opção, segundo o executivo, é usar a transmissão por rádio ou a laser, neste caso com a tecnologia FSO (Free Space Optics).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!