A Huawei e o Senai do Espírito Santo inauguraram nesta sexta-feira, 27, laboratório de capacitação e certificação de profissionais para TI e telecomunicações. A unidade localizada em Cachoeiro de Itapemirim é um projeto de última geração de fibra óptica que é parte da parceria nacional com a instituição, firmada em abril deste ano, para endereçar o déficit de mão de obra qualificada.
De acordo com a Huawei, os laboratórios serão utilizados em cursos de instalação e manutenção da tecnologia de fibra até a residência (FTTH). O público alvo são jovens adultos que "nem trabalham e nem estudam", além de profissionais de tecnologia.
O curso de "Fundamentos Básicos de Redes Ópticas" tem a premissa de "proporcionar o desenvolvimento de capacidades básicas e socioemocionais necessárias para conectorização de equipamentos ópticos". A carga horária é de 20 horas, em modelo presencial. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental II completo.
A unidade do Espírito Santo é a quarta da parceria com o Senai. Os outros laboratórios foram instalados no Distrito Federal, Bahia e Tocantins. O valor do curso é de R$ 231,97 e a inscrição pode ser feita até o dia 4 de outubro pelo telefone (28) 3515-2150, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados nacionais e locais).