Fábio Faria viaja em mais uma etapa da Missão 5G para Coreia do Sul e Catar

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva de imprensa sobre o edital do 5G

Mesmo com o leilão do 5G já encaminhado após a aprovação do edital no Tribunal de Contas da União, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, voltará a fazer mais uma etapa da Missão 5G. Desta vez os destinos são a Coreia do Sul (Seul) e Catar (Doha), entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro. 

Segundo anunciou o Ministério nesta sexta-feira, 27, a visita oficial será feita por uma comitiva – no momento, a pasta confirma apenas a presença do secretário de telecomunicações, Artur Coimbra. O objetivo é "conhecer as capacidades tecnológicas locais em 5G, discutir o fornecimento global de semicondutores (chips), dialogar com potenciais investidores em telecomunicações e fortalecer a cooperação em tecnologias de informação e comunicação". 

A viagem à Coreia foi discutida no último dia 17 de agosto com o embaixador Lim K-moo. Na ocasião, o ministro destacou o cenário da cadeia de fornecimento global de semicondutores.

Notícias relacionadas

Nas outras duas missões, Faria levou em sua comitiva não apenas assessores e secretários do MCom, mas também ministros do TCU, incluindo o relator do edital, Raimundo Carreiro. A primeira etapa, realizada em fevereiro, previa uma visita à Coreia do Sul, onde iria conhecer a sede da Samsung. No entanto, devido a um registro de caso de covid-19 na tripulação do avião do ministro, a visita foi abortada. 

Nessa Missão 5G do começo do ano, o ministro das Comunicações visitou as sedes da Ericsson na Suécia; da Nokia na Finlândia; da NEC e Fujitsu no Japão; e da Huawei em Shenzhen. A segunda viagem do tipo, já em junho, foi aos Estados Unidos, sobretudo Washington, onde tratou com autoridades e diretores do governo norte-americano. No último dia, foi realizada uma visita à Nova York, onde Faria conversou por teleconferência com executivos da Ericsson novamente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!