Vox Populi faz pesquisa sobre BrOi

O Instituto Vox Populi, de Minas Gerais, especializado em pesquisas de opinião, está elaborando levantamento para saber a opinião de jornalistas e especialistas em telecomunicações a respeito das teses que estão sendo colocadas contrária e favoravelmente à compra da Brasil Telecom pela Oi. Este jornalista foi um dos procurados pelo instituto. Não é possível saber quem é o contratante do levantamento, mas pelo teor das perguntas, fica claro que é alguém interessado diretamente na fusão.
A entrevista começa com uma assertiva sobre processos de fusão entre empresas de telecomunicações em escala global. A assertiva traz uma premissa: a de que isso é um fato natural, uma tendência que atinge diferentes setores e países. Em seguida há uma série de questionamentos sobre eventuais benefícios e prejuízos que as consolidações possam trazer à sociedade.
Pergunta-se ao entrevistado, então, se há o conhecimento de algum processo dessa natureza em curso no Brasil. Diante da resposta positiva (compra da Brasil Telecom pela Oi), são feitos questionamentos sobre esse caso específico. O Vox Populi pergunta, por exemplo, se o entrevistado tem detalhes sobre as mudanças regulatórias necessárias e se concorda ou não com elas. Em seguida, pergunta se o entrevistado conhece os controladores das demais empresas de telecomunicações no mercado brasileiro e passa a fazer questionamentos sobre a presença de empresa nacional no mercado de telecomunicações. Ao final, o entrevistador pergunta: "então a Oi é a única empresa nacional no mercado de telecomunicações brasileiro?".

Notícias relacionadas

Governo

A entrevista prossegue buscando aferir o grau de conhecimento sobre a participação do governo no processo de fusão e sobre como o entrevistado avalia a atuação governamental.
Em seguida, são colocados argumentos favoráveis à fusão e se questiona sobre a concordância ou não em relação aos argumentos. Depois, colocam-se argumentos contrários à fusão, e o entrevistado é perguntado se concorda ou não com os argumentos. Uma das perguntas feitas nesse momento é se estes argumentos contrários teriam sido colocados por opositores à fusão.
Mais adiante, o questionário do Vox Populi faz perguntas especificamente sobre "as questões envolvendo o Opportunity" colocadas na imprensa e procura saber se na opinião do entrevistado isso afetaria ou não o processo de fusão. Outra etapa da entrevista questiona quais seriam as formas mais eficientes de informar o mercado sobre a fusão entre Oi e Brasil Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!