O uso do telefone móvel como uma espécie de "carteira eletrônica" ainda é incipiente no Brasil. Uma das empresas que aposta nesse tipo de aplicação é a Tagshop, que criou um sistema de mobile commerce via SMS. Esta semana ela inicia o primeiro teste público de sua plataforma: em parceria com a empresa Ingresso Certo, consumidores poderão comprar através do celular entradas para a festa TerêFantasy, que acontecerá no dia 13 de setembro em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Para realizar a compra, o consumidor precisa primeiro se cadastrar no site da Tagshop (www.tagshop.com.br). No cadastro, o usuário informa seu número de celular, os dados de seu cartão de crédito e o endereço onde deseja receber suas compras. Além disso, define uma senha que será usada nas transações pelo celular. Depois disso, quando vir o símbolo do Tagshop em um anúncio e quiser comprar o produto em questão, basta enviar um SMS para o número 49404 com o código referente àquela mercadoria. Pelo número do celular a plataforma identifica quem é o cliente e lhe manda uma mensagem de volta solicitando a senha para que a compra seja confirmada. Por fim, basta aguardar a entrega do produto no endereço previsto no cadastro.
No teste com a Ingresso Certo, quem comprar ingressos para a TerêFantasy pelo celular terá 20% de desconto. As instruções para a aquisição pelo celular estão impressas nos flyers de divulgação do evento, que é considerado uma das maiores festas à fantasia do Brasil. Depois desse teste, a Ingresso Certo passará a vender entradas para vários outros eventos através do celular.
Mobile commerce