Frost&Sullivan prevê crescimento de 48% nos serviços IP

O mercado brasileiro de comunicação de dados deverá crescer 27% até 2008, atingindo cerca de US$ 2,3 bilhões, segundo projeção da consultoria internacional Frost&Sullivan. O motivo principal apontado pela consultoria para essa expansão está no aumento do uso de soluções IP que cresceram 48% em 2003 se comparado a 2002. ?A estimativa é dobrar o faturamento das soluções IP até 2008, chegando a US$ 860 milhões?, acredita o analista de pesquisa da Frost&Sullivan, Alex Zago.
No entanto, Zago esclarece que esse mercado não crescerá mais porque empresas que já têm uma base instalada de frame relay e/ou linha dedicada, não devem migrar tão cedo para IP. ?Essa soluções ainda atendem bem a demanda atual. Mas quem tiver que investir em uma nova rede, construirá ou contratará tudo em IP?, esclarece Zago.
Na mesma pesquisa, a consultoria descobriu que 86% do mercado de dados continua nas mãos das quatro incumbents: Telefônica Empresas, Telemar, Brasil Telecom e Embratel, e isso não deverá mudar nos próximos anos. ?Não vejo espaço para uma pequena operadora crescer nesse mercado tão concorrido. Acho que haverá um processo de consolidação ainda maior do que está ocorrendo atualmente e as incumbents deverão comprar empresas menores?, acredita o analista. A única esperança para as pequenas operadoras seria conquistar o mercado de pequenas e médias companhias que ainda não são atendidas por serviços de comunicação de dados. ?Mas não deve ser um mercado grande?, diz Zago.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!