Operadoras deverão informar localização de celulares que originaram chamadas de emergência

Assim como o novo regulamento do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), foi a vez das novas regras do Serviço Móvel Pessoal (SMP) voltarem para a área técnica da Anatel para que possam ser harmonizadas com outros instrumentos da agência publicados recentemente, principalmente com o Regulamento de Atendimento e Cobrança, chamado internamente de RACO.

Notícias relacionadas
O novo regulamento do SMP fica por ora suspenso, mas o conselheiro relator da matéria, Marcos Paolucci, aproveitou a oportunidade para atender uma demanda dos órgãos de segurança pública. De olho nos eventos mundiais que acontecerão no Brasil, a Anatel aprovou nesta quinta, 27, a consulta pública de duas mudanças pontuais no regulamento do SMP.

Uma delas é para que os códigos 112 e 911 possam direcionar o usuário de telefonia móvel para o atendimento da Polícia Militar. Paolucci explica que o 112 é o código de emergência usado na Europa e o 911, nos EUA. Para ele, a medida prepara o País para receber os turistas estrangeiros.

A outra mudança é a obrigação das prestadoras do SMP, quando solicitadas, informarem a estação radiobase (ERB) de onde partiu as chamadas para o serviço de emergência. Em 67% dos casos, a empresa tem de informar com no mínimo 60 metros de precisão; e com 300 metros em 95% dos casos. A proposta fica em consulta pública por 15 dias e terá 180 dias para entrar em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!