Banda larga fixa ultrapassa marca de 45 milhões de clientes

O mercado brasileiro de banda larga fixa ultrapassou (ainda em 2022) a marca de 45 milhões de assinantes, revelaram estatísticas oficiais sobre o serviço reportadas pelas operadoras à Anatel.

Após uma primeira correção dos dados, a agência atualizou novamente as informações do segmento – agora para 45,1 milhões os contratos de banda larga fixa até dezembro do ano passado. A marca se manteve em janeiro, ainda que em fevereiro apenas 44,4 milhões de acessos tenham sido reportados.

A queda mensal, contudo, pode estar vinculada à subnotificação de acessos por parte de provedores menores – algo corriqueiro na divulgação de informações da banda larga. Nos próximos meses, os acessos para fevereiro também devem ser reajustados.

Notícias relacionadas

De qualquer maneira, dos 44,4 milhões de contratos já reportados no segundo mês do ano, 22,3 milhões – ou mais da metade – pertencem ao segmento dos provedores de pequeno porte (PPPs). Já um total de 31,2 milhões de acessos eram atendidos através da tecnologia de fibra óptica.

Grupos

Na corrida entre os principais grupos, um dos destaques na adição de clientes tem sido a Brisanet. A empresa somou 13 mil novos acessos em fevereiro, totalizando quase 34 mil adições no primeiro bimestre (para base atual de 1,113 milhão de assinantes).

Já a líder no mercado de banda larga segue sendo a Claro, com 9,77 milhões de clientes. A empresa teve pouco mais de mil adições de contratos no segundo mês do ano, totalizando 26 mil em 2023 (foram quase 25 mil novos acessos registrados pela tele em janeiro).

A Vivo, por sua vez, teve adições de 9 mil acessos em fevereiro e de outros 11 mil em janeiro, somando cerca de 20 mil novos contratos ao longo dos dois primeiros meses do ano (a base do grupo é de 6,49 milhões).

Já a Oi retrocedeu o número de clientes após recuo líquido de 43 mil acessos em fevereiro, para 5 milhões de assinantes. Mesmo na fibra óptica houve queda, de 4 mil clientes. Em janeiro, a base total da Oi havia se mantido praticamente estável, ao passo que a base óptica havia crescido em mais de 40 mil acessos. Em fevereiro, o Oi Fibra somava 4,27 milhões de assinantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!