Anatel atualiza acessos de banda larga em 2022 para 45 milhões

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Anatel divulgou nesta quarta-feira, 1º, balanço sobre o número de acessos no mercado de banda larga fixa durante janeiro. A agência também atualizou a base do serviço ao fim de 2022 para 44,9 milhões de contratos ativos.

O montante supera a base divulgada anteriormente em mais de 500 mil assinantes. Com a alteração, a banda larga fixa teve alta de 7,8% no ano passado em termos de acessos, sendo que uma adição líquida de 3,2 milhões de contratos foi registrada.

A operadora que mais registrou novos acessos foi a Alloha Fibra (EB Fibra): foram cerca de 260 mil novos contratos se considerada a holding mais a filial XP Serviços de Comunicação (com 74 mil não calculados de forma consolidada com a Alloha nos sistemas da Anatel). Brisanet (256 mil adições) e Americanet (213 mil) também foram destaques.

Notícias relacionadas

No todo, 22,7 milhões de contratos da banda larga eram detidos por pequenas prestadoras ao fim de 2022 (adição de 3,2 milhões de acessos). Já do ponto de vista de tecnologias, a fibra óptica registrou 5,2 milhões de novos contratos ao longo de 2022, em número também reajustado para cima em quase 500 mil acessos.

Janeiro

Os números de janeiro divulgados pela Anatel ainda são passíveis de subnotificação por conta de alguns provedores de menor porte. Se considerados os números já reportados, foram 44,4 milhões de acessos ao fim do primeiro mês de 2023, o que significaria baixa de 1,1% em uma base mensal.

Entre os maiores grupos, a Claro teve adição líquida de 24 mil ao longo de janeiro (para 9,77 milhões). A Vivo, de 11 mil contratos (para 6,48 milhões). Já a Oi ficou praticamente estável em 5,05 milhões, após registrar menos de 1 mil desconexões líquidas na soma de todas as tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!