Nokia cresce 12% em faturamento na América Latina em 2022

Creative Commons Zero - CC0

A Nokia registrou um aumento orgânico de 12% nas receitas da América Latina ao longo de 2022, revelaram números consolidados divulgados pela fornecedora. O ritmo de crescimento na região foi mais intenso que a performance global da empresa.

Ao todo, o faturamento total do grupo somou 24,9 bilhões de euros em 2022 (cerca de US$ 27 bilhões), em salto orgânico de 6%. Do montante, 1,223 bilhão de euros (cerca de US$ 1,3 bilhão) vieram da região que tem o Brasil como um dos mais importantes mercados.

"As vendas líquidas na América Latina aumentaram principalmente devido às divisões de infraestrutura de rede [fixa] e redes móveis", afirmou a Nokia em balanço. No primeiro caso, a fornecedora aponta uma performance particularmente forte na região e na Europa, ajudando um salto global de 10% nas receitas da vertical de infraestrutura fixa.

Notícias relacionadas

Sobre as redes móveis, a empresa sinalizou crescimentos mais pujantes na Europa e na Índia, ainda que a América Latina também tenha avançado, bem como a região da Ásia-Pacífico. Já o mercado na América do Norte começou a dar sinais de declínio ainda em 2022 – levando a um crescimento orgânico de 3% para o principal negócio da Nokia.

A notícia negativa em território latino-americano foi o desempenho da divisão de cloud e serviços de rede: a vertical cresceu 2% globalmente em termos orgânicos, mas recuou no faturamento na América Latina e também na Índia.

Jà um aspecto comemorado foi o crescimento da demanda de clientes corporativos: as receitas da Nokia no mercado empresarial cresceram 21% organicamente, para 2 bilhões de euros, com ajuda de implementações de redes privativas. Já as operadoras de telecom seguem como principais compradoras, com 19,9 bilhões de euros gerados em receitas e crescimento de 3%.

Crescimento

De forma geral, os resultados da Nokia em 2022 foram valorizados pelo presidente e CEO da fornecedora finlandesa, Pekka Lundmark. "Dissemos no começo do ano que este seria um ano de aceleração e entregamos o que prometemos", afirmou o executivo – colocando desafios geopolíticos, logísticos e econômicos como barreiras.

Ainda assim, o lucro em uma base comparável atingiu 2,4 bilhões de euros no consolidado de 2022 (alta de 18%). A margem operacional média do grupo ficou em 12,5% no ano, mas encerrou o quarto trimestre 15,5%. Em 2023, a Nokia espera novos 25 bilhões de euros em receitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!