Mercado de redes de acesso em rádio vai atravessar estagnação, aposta consultoria

Foto: Pixabay

O mercado de redes de acesso em rádio (RAN, na sigla em inglês) deve atravessar uma estagnação nos próximos anos apesar da transição para o 5G, segundo a consultoria especializada em telecomunicações Dell'Oro Group.

Em relatório divulgado nesta semana, a firma projetou nenhum crescimento anual composto para o mercado global de RAN (exceto a China) até 2027. No país asiático e nos Estados Unidos, a aposta é de queda de um dígito intermediário no segmento dentro dos cinco anos.

A situação seria distinta em regiões onde a banda larga móvel ainda tem espaço para se desenvolver (grupo em que a América Latina pode ser incluída). Nestes casos, a Dell'Oro ainda trabalha com crescimento do mercado RAN nos próximos anos.

Notícias relacionadas

O cenário global para o mercado de redes de acesso foi traçado após quatro anos de "crescimento extraordinário" no segmento – o que teria inflacionado as bases de comparação. A chegada das redes 5G também ocorreu no período.

Para a Dell'Oro, a quinta geração deve ganhar mais e mais espaço no mercado total de RAN, com alta anual composta entre 25% e 30% até 2027. Entretanto, mesmo o salto não seria capazes de compensar o declínio esperado em outras tecnologias como o LTE, avalia o relatório.

A Dell'Oro ainda está otimista com o mercado de small cells para redes de acesso, projetando um crescimento de 20% para a vertical. Já sites para ondas milimétricas (mmWave) tiveram expectativas de curto prazo revisadas para baixo pela empresa.

O relatório da consultoria norte-americana não é a única indicação de uma estagnação próxima para os equipamentos de redes de acesso. Uma das maiores empresas do segmento, a Ericsson sinalizou em dezembro esperar o mercado de RAN "flat" em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!