Anatel ainda não sabe o que fazer com numeração M2M

Embora a Resolução 533 de 2010 da Anatel, que criou o nono dígito para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), também tenha previsto a criação de um grupo de trabalho para avaliar um novo plano de numeração para os serviços máquina-máquina (M2M), a Anatel ainda não tratou da questão. O gerente de acompanhamento e controle das obrigações de interconexão, Adeílson Evangelista, explica que a adoção do nono dígito significa a expansão de mais 53 milhões de números, o que adia a necessidade de se trabalhar em um plano de numeração para a comunicação entre máquinas.

Além disso, o gerente explica que as conexões M2M não tem uma representatividade significativa no universo total de números alocados. Em 2010, no estudo que balizou a edição da resolução 533, a Anatel estimou em cerca de 1 milhão de números usados em máquinas. Para Evangelista, com a chegada das redes de quarta geração (4G) espera-se que haja um aumento significativo das conexões entre máquinas. “O resto do mundo também não sabe o que fazer com os números que são usados em M2M”, afirma ele.

Notícias relacionadas

São Paulo

A introdução do nono dígito na área do código 11 representa o acréscimo de mais 53 milhões de números. Hoje, a área, que compreende 64 municípios, tem cerca de 32 milhões de usuários. Existem na Anatel cerca de 4 milhões de números em estoque, ou seja, que ainda não foram atribuídos às operadoras. A estimativa da agência é que se o nono dígito não fosse adotado esse estoque daria para mais um ano e meio aproximadamente. Além dos números que ainda estão com a Anatel, as operadoras também têm números que ainda não foram destinados para os usuários. 

Pela estimativa da agência, as operadoras terão um custo de cerca de R$ 300 milhões para adaptarem seus sistemas para o novo digito. A Anatel ainda não tem uma previsão de quando o nono dígito será introduzido nos demais códigos de área.

Etapas

A medida entra em vigor no dia 29 de julho. Nos vinte primeiros dias, as chamadas discadas com oito ou nove dígitos serão encaminhadas normalmente. Nos próximos 40 dias, parte das chamadas discadas com oito dígitos serão interceptadas e o usuário ouvirá uma mensagem que informa a mudança, mas a chamada será completada. Depois desse período, por mais 30 dias as chamadas serão interceptadas (em uma escala crescente até completar 100% delas) com o aviso da mudança, mas não serão completadas.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!