CPFL investirá R$ 215 milhões em smart grid

O grupo CPFL Energia investirá R$ 215 milhões até 2013 na primeira fase de seu projeto Tauron de modernização das redes, com o uso de dados. As duas fases seguintes, devem ocorrer em 2014.

Notícias relacionadas
Este dinheiro será usado para instalação de 25 mil medidores inteligentes e equipamentos de comunicação, como Geolocalizadores (GPS), PDAs e smartphones, como iPhone, para auxiliar a distribuição da equipe de campo. “Com o uso de tecnologia, vamos reduzir as perdas —de recursos— em 50%”, comenta Heider Araújo, diretor da CPFL, responsável pelo Programa Tauron.

Atualmente o trabalho de monitoramento, comunicação e distribuição das equipes técnicas, é feito via rádio. A intenção da companhia é que, após o processo de modernização, este serviço seja feito por rede de dados. “Assim vamos reduzir o tempo de atendimento e deslocamento dos carros. Outra vantagem é o fato de esse processo contribuir com a segurança das equipes, que saberão exatamente quais as condições da rede a ser consertada”.

Segundo o executivo, entre as novas funcionalidades do sistema estão a inserção da leitura à distância dos medidores de consumo de energia, através de uma ‘rede mesh’.

Regulamentação


Inicialmente o programa Tauron atenderá aos 25 mil clientes do ‘Grupo A’, formado geralmente por empresas, que demandam mais consumo do que as residências. Sobre a implantação de smart grid em toda a rede da CPFL, Heider disse à Teletime que “isso depende da regulamentação das redes inteligentes pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”. Hoje a empresa tem mais de 6,9 milhões de clientes em todo o Brasil. Apenas interior paulista, são, aproximadamente, 5,6 milhões de consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!