'TV 3.0 será principal política de radiodifusão dos próximos anos', diz ministro

Foto: Kayo Sousa/MCom

De acordo com o ministro das Comunicações (MCom), Juscelino Filho, a próxima geração da televisão brasileira (a chamada TV 3.0) será a principal política de radiodifusão dos próximos anos no Brasil. A fala foi realizada nesta terça-feira, 26, durante a sessão solene em homenagem aos 70 anos da Record TV na Câmara dos Deputados

"Esta talvez seja a principal política pública de inovação do setor de radiodifusão prevista para os próximos anos. Já foi criado um Grupo de Trabalho, que está discutindo a proposta da TV 3.0 e que vai definir qual será a tecnologia que a televisão brasileira irá adotar na nova geração da TV digital", explicou o ministro.

O grupo mencionado por Filho, apelidado de GT TV 3.0, foi instituído pelo MCom no início de julho. Na ocasião, o ministro também mencionou a portaria de licenciamento de estações de radiodifusão, que prevê a regularização de mais de 2,5 mil emissoras, além de 7 mil estações de TV digital – que deve ser regularizada até 31 de dezembro.

Notícias relacionadas

De acordo com o ministro, Câmara dos Deputados e Senado Federal são importantes para a aprovação do marco legal para o setor. A proposta do novo texto deve ser enviada pelo MCom ao Legislativo ainda este ano. "O setor de radiodifusão hoje funciona com base em uma lei de 1962. Precisaremos da contribuição de todo o Congresso Nacional para atualizar esse marco legal", defendeu Filho.

TV 3.0

A próxima geração da TV digital está prevista para 2025 no Brasil. A tecnologia é vista como importante mudança na forma de consumo de canais abertos. Isso porque, além da melhoria na qualidade de som e imagem (com transmissões em 4K e áudio imersivo), a TV 3.0 deve permitir que telespectadores interajam com os programas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!