Sprint quer mudar o conceito de banda larga

O principal objetivo da plataforma de WiMax da Sprint Nextel e seu Xohm nos EUA é, pura e simplesmente, banda larga, explica a esse noticiário Barry West, CTO da Sprint e presidente da Xohm. Segundo West, não se pode pensar em vídeo, voz e dados da maneira tradicional quando se fala em WiMax. "Não pensamos em oferecer vídeo no modelo das televisões por assinatura, nem vamos substituir o bom serviço de voz que as celulares oferecem. O que estamos fazendo é entrando no mercado de banda larga com uma plataforma feita para isto e recriando os outros serviços", explica West. Em relação ao serviço de vídeo, a aposta da Xohm é que nos dispositivos portáteis e móveis não se pode oferecer o mesmo que as empresas de TV oferecem. "A resposta está em novas formas de consumir vídeo que estamos vendo hoje. O empacotamento tradicional e o conteúdo tradicional não fazem sentido no mundo da mobilidade."
A Xohm inicia suas operações no final do ano, com o soft launch em algumas cidades. Em abril começam as operações comerciais. Até aqui, a Sprint investiu US$ 2,5 bilhões no projeto e pretende ficar focada nos EUA. "Queremos ajudar a desenvolver a tecnologia e os serviços em todo o mundo, inclusive no Brasil. Vamos trocar experiências com operadores brasileiros, mas não temos interesse em investir fora dos EUA", diz.

Investimentos fora

Notícias relacionadas

É uma visão ligeiramente diferente da Clearwire, uma empresa norte-americana que está investindo mais fora do que dentro dos EUA em empresas que têm licenças para operação em faixas que podem ser usadas para WiMax. Segundo disse a este noticiário Scott Richardson, chief strategy officer da Clearwire, existe interesse em investimentos em países como o Brasil, mas nada que possa ser anunciado ainda. A Clearwire tem um acordo com a Sprint para atender o mercado norte-americano e está focada principalmente no segmento residencial de banda larga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!