Eletropaulo Telecom planeja levar rede ao mercado residencial

A Eletropaulo Telecom, do grupo AES, planeja estender sua rede de fibras ópticas ao mercado residencial para prestar serviços às operadoras, além de expandir a atuação para fora de sua região. Atualmente, a empresa pode atuar em 24 municípios da Grande São Paulo, mas tem rede em apenas 11 deles, onde existe demanda. A diretora geral da Eletropaulo Telecom, Teresa Cristina Querino Vernaglia, disse que esses dois projetos estão sendo avaliados com o objetivo de preparar a infra-estrutura para que as operadoras tenham condições de atingir a última milha com velocidade e qualidade.
A rede da Eletropaulo Telecom tem 1,6 mil quilômetros de fibras ópticas. Em seu entorno existem 30 mil endereços comerciais, 765 mil empresas (a maioria pequenas e médias – PMEs), mais de mil prédios. Seus clientes diretos são basicamente operadoras de telefonia fixa (local e de longa distância) e móvel, e provedores de serviços de telecomunicações geralmente com necessidade de levar a última milha ao cliente. Mais recentemente, as operadoras têm planejado instalar este trecho em fibra óptica. E como a Eletropaulo Telecom é uma carrier-de-carrier, quanto melhor puder oferecer infra-estrutura para seus clientes, atualmente 48 empresas, mais seu serviço crescerá. Assim, tem havido contatos com as operadoras para orientar o crescimento delas em fibra óptica nos prédios, na última milha. Nesta troca de informações, a operadora ou provedor sabe que poderá implantar seu serviço em determinada região porque a Eletropaulo o atenderá rapidamente.
A fibra também é interessante porque a procura por maior banda tem aumentado velozmente. Teresa diz que sua empresa oferece circuitos a partir de 2 Mb. Porém, ano e meio depois de estabelecer esta meta, a demanda passou para a faixa de 100 Mb a 1 Gb, tanto de grandes empresas quanto PMEs. Contribuiu muito para isto a transmissão de vídeo.

Notícias relacionadas
Os grandes call centers e data centers geralmente usam a infra-estrutura da Eletropaulo Telecom, mas geralmente desconhecem este fato, pois o provedor direto é uma operadora. O único cliente corporativo que a empresa de Teresa atende diretamente hoje é a distribuidora de energia Eletropaulo, a qual representa menos de 5% de sua receita, afirma. O faturamento total da Eletropaulo Telecom foi de R$ 54 milhões no ano passado. O crescimento médio anual tem sido de 30% nos últimos cinco anos. Segundo a executiva, é a empresa mais rentável do grupo, além de enxuta, com apenas 90 funcionários, o que faz com que a AES tenha interesse em investir na operação para que cresça mais. Entretanto, não foi revelado o montante necessário para o plano de expansão sob análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!