Qualcomm de olho na casa conectada

A Qualcomm aposta na banda larga móvel para impulsionar a tendência conhecida como "Internet das Coisas", um cenário em que a maioria das informações estará na nuvem e praticamente todos os dispositivos estarão conectados. "A Internet terá de estar disponível em todos os lugares e por isso incentivamos a migração de uma internet fixa para móvel com a integração de múltiplas conectividades como 2G, 3G, LTE, Wi-Fi, PLC, Bluetooth, NFC e outras em um único chipset", diz o vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da divisão Qualcomm CDMA Technologies, Cristiano Amon.
Para ele, além dos módulos de comunicação de dados machine-to-machine (M2M) que a Qualcomm já tem implantados em veículos das montadoras GM e Toyota, os aparelhos eletrônicos de consumo são parte de um segmento de negócio adjacente de que a Qualcomm pretende participar. "Sempre que houver necessidade de desempenho no processamento de dados em dispositivos conectados, como TVs e set-top boxes, vemos uma oportunidade de negócios, e isso já a partir dos próximos anos", avalia Amon.
Para reforçar a estratégia de atuar no segmento de casa conectada, a Qualcomm concluiu na última terça, 24, a aquisição da fabricante de chipsets Wi-Fi Atheros Communications por US$ 3,1 bilhões. Além de Wi-FI, a Atheros também já integra em seus chips as tecnologias de Powerline Communications (PLC) e Ethernet para eletrônicos de consumo conectados.

Notícias relacionadas
Competição
A entrada da Qualcomm no segmento de casa conectada reflete em parte a competição no segmento de semicondutores. "As empresas tradicionais de semicondutores estão passando a competir também no segmento de mobilidade, mas estamos muito bem posicionados, com grande escala, os mais competitivos preços de terminais e, a cada vez mais, maior capacidade de processamento nos chipsets, o que nos permite competir também em outros segmentos", analisa o executivo.
Amon lembra que o próximo sistema operacional da Microsoft, que também será usado em tablet PCs, rodará em uma arquitetura integrada "system on a chip", que está sendo desenvolvida com a participação da Qualcomm.
"Com uma arquitetura 'system on a chip', é possível reduzir de 10% a 20% o tamanho dos dispositivos, economizando de 10% a 20% nos custos do chipset e melhorar o consumo de bateria em até 35%", explica.
Snapdragon
Os primeiros samples da quarta geração de chipsets Snapdragon, que terão versões dual core e quad core com velocidade de até 1,7 GHz por core, deverão estar disponíveis para os fabricantes de handsets e outros devices conectados nos próximos meses e a expectativa é de que os primeiros aparelhos com esses chipsets sejam lançados no final de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!