Nokia quer zerar emissões de gases de efeito estufa até 2040

Foto: Divulgação/Nokia

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 26, durante o MWC 2024, em Barcelona (Espanha), o compromisso de zerar suas emissões globais de gases de efeito estufa até 2040. Dessa forma, a empresa reduz em 10 anos a sua meta inicial, que tinha como objetivo chegar lá até 2050.

Em outra frente, a Nokia afirma que vai ampliar a sua meta de curto prazo para redução de emissões. Anteriormente, a companhia havia se comprometido a reduzir pela metade as emissões gases de efeito estufa dos escopos 1 (em que as companhias emitem diretamente), 2 (no qual as emissões são realizadas de forma indireta) e 3 (em que as emissões são feitas pela cadeia industrial) até 2030, com base nas emissões de 2019. Agora, a fornecedora também vai acelerar esse processo. 

"Já ajudamos os nossos clientes de telecomunicações a descarbonizarem-se através da construção de redes sustentáveis e de alto desempenho, e trabalhamos com uma gama cada vez maior de parceiros empresariais para reduzir as emissões e melhorar a produtividade. Essa jornada só irá acelerar, à medida que a Nokia lançar soluções mais eficientes em termos energéticos nas redes móveis, fixas, IP e ópticas da próxima geração e em software, silício e sistemas", afirmou Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, em comunicado.

Notícias relacionadas

Ainda, para garantir que a sua nova meta de longo prazo esteja alinhada com a ciência climática e de sustentabilidade, a fabricante finlandesa apresentou uma carta compromisso à Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi, na sigla em inglês), uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o Instituto de Recursos Mundiais (WRI) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Entre as medidas adotadas para diminuir os impactos, estão:

Em design de produto e inovação: 

A Nokia alcançou uma redução de 50% no consumo médio de energia de estações base 5G MIMO (Múltiplas entradas e múltiplas saídas) até 2023 em relação à linha de base de 2019 e introduziu o Quillion, chipset que pode ajudar a reduzir o consumo de energia para produtos de acesso de banda larga com 50% menos energia necessária em instalações de fibra do que as gerações anteriores.

Em eletrecidade de baixo carbono:

A empresa utiliza uma combinação de energia solar no local, contratos de compra de energia, produtos de eletricidade renovável obtidos diretamente de um fornecedor de energia e certificados de eletricidade renovável para adquirir eletricidade renovável. O compromisso é usar 100% de energia renovável nas instalações próprias até 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!