A Tigo Colombia (subsidiária da provedora Milicom) concordou em vender cerca de 1.100 torres de comunicação sem fio para afiliadas do fundo norte-americano KKR.
O fundo é o mesmo envolvido na compra da NetCo, a divisão de redes fixas da TIM Itália. De acordo com comunicado, o acordo de longo prazo firmado com a Milicom estabelece que o fundo norte-americano alugará as torres para a Tigo. O número exato de estruturas envolvidas no processo se dará após o fechamento efetivo do contrato.
O investimento, que ainda não teve valor divulgado, se dará por meio do fundo KKR Global Infrastructure Investors IV. Com a transação, a nova dona dos ativos planeja trabalhar em parceria com a Nexo Latam, uma plataforma de infraestrutura digital responsável por apoiar a implementação da estratégia de infraestrutura do KKR na América Latina.
"A KKR busca desenvolver a indústria de telecomunicações na América Latina por meio dos melhores ativos de missão crítica da categoria, como fibra, torres e pequenas células. Esta aquisição – juntamente com os investimentos em fibra da KKR no Chile, Colômbia e Peru – ressalta o compromisso da KKR com sua plataforma de infraestrutura digital na América Latina. Este importante acordo com a Tigo está alinhado com a nossa estratégia de parcerias de longo prazo com empresas líderes na região", disse o sócio da equipe de infraestrutura da KKR, Waldemar Szlezak.
O CEO e presidente do conselho da Millicom, Mauricio Ramos, disse que a transação é um passo importante para simplificar os negócios da companhia. "Esta transação aumenta nossa eficiência operacional e de capital na Colômbia, com obrigações de arrendamento de longo prazo denominadas em pesos colombianos, consistente com nosso objetivo de aumentar nossa proporção de financiamento em moeda local", explicou Ramos.