Integração é desafio para retorno em projetos de Internet das Coisas

Foto: Pixabay

A falta de soluções integradas no mercado brasileiro de Internet das Coisas (IoT) está sendo vista como maior obstáculo para a escala – e o consequente retorno de investimentos (ou ROI) – de projetos do gênero.

Durante evento em São Paulo nesta quinta-feira, 25, o diretor de novos negócios da American Tower, Daniel Laper, colocou a questão como maior desafio enfrentado atualmente pelo segmento – superando outros como a falta de semicondutores, o financiamento ou a disponibilidade de devices.

"Globalmente, ninguém está fazendo o dinheiro esperado no começo e ninguém pensa que estamos onde queríamos, mas temos elementos para fazer dar certo", afirmou Laper. Durante o encontro promovido pela Everynet (parceira da American Tower em uma rede neutra de LoRA para IoT), o executivo apontou a integração como elemento crucial para a evolução do mercado.

Notícias relacionadas

A leitura é que, no cenário atual, a contratação separada de dispositivos, aplicações, conectividade e outros recursos necessários para projetos de IoT estaria impedindo a escala das iniciativas. "Nem rede nem ecossistema são limitadores. O problema está na entrega, não na demanda", afirmou Laper.

O diagnóstico foi corroborado pelo superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, Vinicius Caram. "Não estamos vendo ainda soluções integradas de B2B [para IoT]", apontou o servidor. Essa seria uma das razões para a baixa procura inicial da indústria por redes privativas em 3,7-3,8 GHz.

"Precisamos de alguém para fazer esse papel […], com parceiros de conectividade e solução fim a fim. Espectro tem, agora soluções ainda não estão vindo, ou estão de forma muito lenta e modesta porque falta integração", sinalizou o superintendente.

Dentre os players de quem é esperado protagonismo nesse empacotamento estão as próprias operadoras tradicionais. Líder de tecnologia, mídia e telecomunicações na Deloitte, Marcia Ogawa apontou a necessidade das empresas se tornarem mais centradas em casos de uso do que na infraestrutura propriamente dita.

Ainda de acordo com a consultora, as teles não são as únicas candidatas à tarefa de liderar a implementação de redes privativas para IoT. Fornecedores, MVNOs, integradoras de redes de menor abrangência e até mesmo as próprias companhias usuárias também têm flertado com a função.

Sucesso

De acordo com Laper, da American Tower, as verticais que já obtêm resultados no mercado de IoT – rastreamento, medição de utilities e, mais recentemente, cidades inteligentes – têm como diferencial justamente a presença de integradoras consolidadas.

Na rede neutra de IoT da empresa em parceria com a Everynet, algumas marcas relevantes já estão disponíveis. Entre elas, a viabilização ao lado da Sabesp de milhares de hidrômetros inteligentes a partir da conectividade em LoRaWAN e a automatização de 78 mil medidores de gás ao lado da Comgás, além de pilotos de iluminação pública inteligente em diferentes cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!