A Oi divulgou nesta segunda, 25 o cronograma do seu projeto de expansão de capacidade das redes de transmissão ligando o Amazonas aos estados do Amapá, Pará e Roraima. Iniciado ainda em dezembro de 2014, o Projeto Linhão deve concluir a sua primeira fase ainda no segundo semestre deste ano, com a instalação da tecnologia PTN (Packet Transmission Network na rede de transporte em fibra para ampliar a capacidade atual para transmissão de voz e dados nas redes de telefonia móvel e banda larga da operadora. De acordo com a Oi, só no primeiro trimestre foram investidos R$ 32 milhões nos quatro estados.
A segunda fase do projeto, que prevê a implantação da tecnologia OTN/DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) num percurso de 2,4 mil km de extensão entre os estados do Amazonas, Amapá e Pará, deverá ser concluída no primeiro semestre de 2016.
A ideia é que 11 cidades até então atendidas apenas por tecnologia via satélite passem a ter infraestrutura de fibra ótica. São elas: Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, no Amazonas; Terra Santa, Alenquer, Santarém, Vitória do Xingu, Anapu, Pacajá, Tucuruí e Altamira, no Pará; Laranjal do Jari, no Amapá.
Uma vez concluído, o Projeto Linhão elevará para 3 TB a capacidade de transmissão das redes de dados e voz da Oi nos quatro estados e o Amazonas passa a contar com uma rota principal terrestre e outras duas vias de reforço da rede que, além de otimizar a proteção do backbone, reduzem impactos por falhas causadas por terceiros.