Net e Eletropaulo unem-se em teste de acesso de banda larga

A Net São Paulo e a distribuidora de energia no capital paulista, Eletropaulo, iniciaram este mês uma parceria de inclusão digital para instalar televisão por assinatura e banda larga em escolas públicas utilizando as redes da operadora de TV a cabo e a tecnologia de PLC (transmissão de dados pela linha de energia elétrica). A primeira experiência está sendo feita em uma escola estadual de segundo grau localizada no bairro de Perdizes, na Zona Oeste da capital paulista. A Eletropaulo conectou o Virtua à rede de energia da escola a partir do cabo da Net disponível em frente ao estabelecimento de ensino. Também foi instalada uma câmera com endereço IP no laboratório de informática da instituição. De acordo com Luiz Hernandes, diretor de marketing da distribuidora de energia, o principal problema para as escolas utilizarem os computadores já disponíveis, inclusive com acesso à Internet, é a falta de professores e monitores especiais para ensinar os alunos a utilizar os equipamentos. ?Esta carência poderá ser resolvida com a enorme experiência já existente no país, inclusive para o treinamento direto dos alunos que poderá ser feita através do sinal da TV a cabo", observa Hernandes.

De inimigas a parceiras

Segundo Fernando Magalhães, diretor de contratação de infra-estrutura da Net, a parceria surgiu após a conclusão do novo acordo de compartilhamento de infra-estrutura entre as duas concessionárias, processo que se arrastava há anos: ?as empresas deixaram de ser inimigas e passaram a ser parceiras?. De acordo com Agostinho Pascalicchio, coordenador do experimento, a entrada na escola se dará pela rede de energia comum de forma que todas as salas de aula da instituição terão acesso à banda larga sem a necessidade de instalação de redes de cabo especiais.

Notícias relacionadas
A escola é a primeira de 10 escolas no município onde serão testados vários formatos de utilização conjunta da rede do Virtua e das redes de energia. Um segundo resultado das experiências, será a utilização dos cabos da Net para realizar o monitoramento remoto das redes de energia da Eletropaulo. As concessionárias pretendem já no segundo semestre, apresentar às suas agências reguladoras, Anatel e Aneel, os primeiros resultados do experimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!