Expandindo sua infraestrutura de serviços ao longo de 2020, a Lumen (antiga CenturyLink) adicionou 450 km de redes óticas na região Nordeste e nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte durante o ano passado.
As informações constam em levantamento da empresa sobre investimentos realizados no período. A Lumen estima ter quase quadruplicado a capacidade de sua rede de distribuição de conteúdos (CDN, na sigla em inglês) na América Latina.
No Equador, por exemplo, a provedora acrescentou uma rota de ótica de 800 km que conectou o país à Colômbia, além de um anel de fibra de 1 mil km. Já no México a rede da empresa praticamente triplicou e alcançou 3,6 mil km de capilaridade.
Aportes ainda foram realizados na Argentina (com 180 km de fibra instalados entre as províncias de Mendoza e San Juan) e no Chile, onde a empresa passou a contar com rota ótica de 55 km de fibra que conectou 200 edifícios corporativos na grande Santiago.
"Adicionalmente, a Lumen acrescentou mais de 260 racks a seus data centers na Colômbia, Brasil, Peru e Argentina durante 2020", lembrou comunicado da companhia. "Ampliar nossas redes na América Latina foi o que nos permitiu transitar informações sem sobressaltos pelo pico da demanda gerada pela pandemia. Ao longo de 2020, reinvestimos para estarmos preparados para um fenômeno que seguirá crescendo".