Anatel mantém faixa de 6 GHz integral para WiFi6E

Espectro, frequência, faixa. Foto: Pixabay

A Anatel assegurou nesta quinta, dia 25, o uso integral dos 1.200 MHz da faixa de 6 GHz (5.925 MHz a 7.125 MHz) para aplicações não licenciadas, o que inclui sistema de WiFi6. A decisão veio da deliberação sobre os requisitos técnicos para uso da faixa. Apesar de a agência já ter tomado esta decisão no ano passado, a parcela destinada ao uso não licenciado foi colocado novamente na consulta pública pelas empresas de telecomunicações e alguns fornecedores tradicionais do setor, como Ericsson, Huawei e Nokia, que pleiteavam que a Anatel deixasse uma parte do espectro de 6 GHz ainda passível de ser destinada ao 5G no futuro.

Mas a Anatel manteve o entendimento anterior e fica em linha com as manifestações das empresas de Internet (Apple, Facebook entre outras) e fornecedores como Qualcomm, Cisco, e Commscope. Carlos Baigorri, relator da matéria, afirmou que não seria mais necessário destinar a quantidade de espectro destinada porque essa decisão já estava tomada, e que uma análise exaustiva já havia sido feita pelo conselheiro Emmanoel Campelo quando relatou o texto para consulta pública.

Os conselheiros votaram por unanimidade em linha com o voto de Baigorri e todos fizeram destacadas manifestações em defesa do WiFi6E. Para Moisés Moreira, a decisão da Anatel será essencial para viabilizar a ampliação de aplicações de realidade aumentada e realidade virtual (AR e VR). Já o presidente Leonardo Euler lembrou que esse foi um dos temas mais importantes debatidos na última WRC e que se trata de uma das decisões mais debatidas e refletidas da Anatel.

Notícias relacionadas

A única novidade é que o conselheiro Carlos Baigorri sugeriu que a Superintendência de Outorgas e Recursos a prestação que acompanhe e monitore eventuais interações entre os sistemas de baixa potência (VLP) e os serviços de transportes inteligentes (ITS) em função de radiações espúrias por seis meses após a aprovação do ato. Mas não promoveu nenhuma alteração de potência nem de limites aos sistemas VLP

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!