Telefônica fecha contrato global de solução de monitoramento da Accedian

Após testes bem-sucedidos no Brasil durante a Copa do Mundo, a Telefônica vai adotar globalmente uma solução de monitoramento de performance de rede desenvolvida pela Accedian Networks. O Brasil será um dos primeiros mercados a receber a novidade, que deve ser implementada em todas as 21 operações do grupo espanhol ao redor do mundo dentro de dois anos. A performance de toda a rede 4G e de boa parte da 3G passará a ser acompanhada em tempo real. Vale destacar que se trata da compra da plataforma, não um contrato de software como serviço. É um investimento de fato, ou seja, Capex. O valor do negócio não foi divulgado.

A solução permite verificar a qualidade de experiência de oito classes de serviços a partir do monitoramento do tráfego na rede de transporte, ou seja, no elo entre as estações rádio-base (ERB) e o núcleo da rede. São instalados equipamentos para o envio e recebimento de pacotes que simulam cada serviço e tornam possível verificar dezenas de indicadores diferentes. O acompanhamento é feito recorrentemente, de minuto a minuto.

A operadora programa na plataforma alarmes para cada indicador, serviço e região, usando como base os termos dos contratos de nível de serviço (SLAs). Uma das vantagens da solução da Accedian é ser capaz de monitorar equipamentos de quaisquer fornecedores, em qualquer topologia de rede. Os resultados são apresentados em relatórios e em um painel, que podem ser acompanhados por diferentes áreas da operadora.

"Damos a visibilidade plena da rede, o que confere a capacidade de a operadora agir proativamente, permitindo sanar o problema antes que vire algo mais grave", comenta Álvaro Aquino, vice-presidente regional da Accedian Networks. O executivo explica que a maioria das teles trabalha com um monitoramento reativo, que só gera alertas quando um problema na rede já está afetando de maneira significativa o serviço para os usuários. Ele destaca também a vantagem de a plataforma auxiliar no planejamento de novos investimentos em infraestrutura: "Pode-se fazer um investimento localizado, em vez de uma ampliação em massa da rede. A plataforma revela as áreas onde sobra banda e aquelas onde falta."

Hoje a Accedian atende a mais de 375 operadoras em 65 países. Além da Telefônica, tem outro cliente na América Latina, cujo nome será divulgado em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.