5G não é prioridade do brasileiro na escolha de novo smartphone

Foto: Freepik

[Do Mobile Time] O 5G está longe de ser o atributo mais importante considerado pelo brasileiro na hora de escolher um smartphone. Na verdade, em uma lista com seis características dos aparelhos, o 5G aparece em quinto lugar quando se pergunta aos brasileiros o que é mais importante na escolha de um novo smartphone. É o que revela a nova pesquisa "O brasileiro e seu smartphone", produzida por Mobile Time e Opinion Box e publicada nesta segunda-feira, 24.

Apenas 4% dos brasileiros com smartphone afirmam que o 5G seria a principal funcionalidade que levariam em conta na compra de um aparelho novo. À frente do 5G estão: capacidade de processamento (33%); memória (30%); duração de bateria (14%); e qualidade da câmera (14%).

Vale destacar a diferença por gênero. Entre homens, a capacidade de processamento (42%) é mais importante que a memória (23%), e a duração da bateria (15%) é mais relevante que a qualidade da câmera (11%). Entre as mulheres é ao contrário: a memória (38%) é o atributo prioritário, à frente da capacidade de processamento (25%); e a qualidade da câmera (17%) vem antes da duração da bateria (14%).

Notícias relacionadas

A comparação por sistema operacional aponta algumas diferenças. Os usuários de Android têm mais interesse em memória (33%) que aqueles de iOS (23%). E quando se analisa qualidade de câmera são os donos de iPhone (22%) que se importam mais que os de Android (11%). Nas demais funcionalidades analisadas não há divergência significativa por sistema operacional.

Intenção de compra

Pouco mais da metade dos brasileiros com smartphone, ou 53% para ser exato, pretendem comprar um aparelho novo nos próximos 12 meses. A intenção é maior entre homens (57%) que entre mulheres (50%). E há diferença também por classe social: aqueles com menor renda são os mais interessados em trocar de aparelho nos próximos 12 meses. É o que dizem 54% das pessoas das classes D e E e 53% daquelas na classe C. Enquanto isso, 49% dos brasileiros das classes A e B pretendem comprar um smartphone novo dentro de um ano.

Análise

O baixo interesse pelo 5G pode ser explicado por dois fatores: a cobertura ainda restrita a grandes cidades e a falta de uma "killer application" que requeira a alta velocidade e a baixa latência proporcionadas pela nova tecnologia.

A pesquisa entrevistou 2.085 brasileiros que possuem celular entre os dias 7 e 26 de junho de 2023. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O relatório na íntegra pode ser baixado gratuitamente neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!