Porto Alegre tem 22 mil luminárias inteligentes com conectividade da TIM

Porto Alegre, RS - 21/07/2018 Final de semana na orla Moacyr Scliar Foto: Maria Ana Krack/PMPA

A TIM, a M2M Telemetria e a Qualcomm estão atuando na implementação de um projeto de telegestão na iluminação pública de Porto Alegre, utilizando a tecnologia 4G NB-IoT da operadora.

Já em operação ao lado da IPSul (concessionária responsável pela iluminação da cidade gaúcha), o projeto engloba mais de 22 mil luminárias inteligentes nas principais avenidas e ruas de Porto Alegre, cobrindo cerca de 20% dos pontos de iluminação do município. A iniciativa foi classificada pela TIM como pioneira na utilização massiva de conectividade sem fio em projetos de cidades inteligentes.

No modelo, módulos de telegestão inteligente da M2M Telemetria baseados em modem LTE da Qualcomm permitem o monitoramento e controle remoto das luminárias. Com os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço da empresa de serviços é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas, além de ligar ou desligar os dispositivos.

Notícias relacionadas

"Outro importante diferencial é a localização por GPS, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos e que traz mais segurança, inibindo o furto de equipamentos. No futuro espera-se que essas tecnologias permitam a manutenção preventiva e segura da iluminação da cidade", apontou a TIM, em comunicado.

Viabilidade

"Esse projeto mostra que as soluções NB-IoT são capazes de ter cobertura ampliada, além de serem economicamente viáveis", afirmou em comunicado o diretor de vendas da Qualcomm, Leonardo Finizola. "A tecnologia proporciona mais eficiência para o setor de smart lighting e a expectativa é que a tendência se confirme entre os gestores de concessionárias que buscam excelência nesses serviços".


já o diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvea, destacou a melhoria espera na gestão de energia das cidades. "Temos expertise em projetos de cidades inteligentes, e nosso diferencial é ter uma rede com 100% de presença nacional. Estamos muito felizes em poder usar nossa expertise mais uma vez para apoiar a oferta de serviços de iluminação pública mais eficientes e melhorar a vida da população de Porto Alegre", afirmou o executivo.

"A iniciativa inovadora já está em funcionamento com sucesso. É uma solução plug and play, ou seja, o cliente pode instalar e já operar, aproveitando os benefícios do dispositivo. É um ganho significativo na qualidade dos serviços prestados, na economia de energia e ainda em segurança", completou Felipe Fulgêncio, CEO da M2M Telemetria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!