Debate sobre qualidade na banda larga aquece entre provedores regionais

Foto: Pixabay

A discussão sobre qualidade nos serviços de banda larga foi um dos temas em debate durante o Encontro Nacional da Abrint, que reúne uma série de provedores regionais em São Paulo a partir desta quarta-feira, 24. Ao mesmo tempo em que o segmento afirmou ter protagonismo no quesito, a Anatel também pediu atenção para o tema.

Superintendente de relações com consumidores da reguladora, Cristiana Camarate apontou durante o painel que na banda larga, os provedores regionais receberam 20% das reclamações registradas no ano passado. Ainda que abaixo da parcela de mercado detida pelas regionais (mais de 50%), as queixas seriam sobretudo relacionadas à qualidade e funcionamento, ao contrário das grandes, mais problemáticas em aspectos como cobrança.

Para a superintendente, tal cenário indicaria espaço relevante para melhora de indicadores. Por outro lado, Camarate reconheceu que o segmento se preocupa muito com experiência do consumidor e destacou que notas de PPPs que participam voluntariamente de pesquisas de satisfação da Anatel têm sido positivas; o universo ainda é pequeno, mas com tendência de crescimento ano a ano.

Notícias relacionadas

No mesmo debate, o diretor da Abrint, Aristóteles Dantas, classificou como uma "mentira" avaliação de que ISPs não seriam observados em termos de qualidade de rede, satisfação de serviço e preços (o dirigente se referiu diretamente a relatório sobre a fragmentação do mercado de banda larga tema de matéria do TELETIME em março). O próprio dinamismo comercial do segmento de PPPs seria evidência do contrário, segundo Dantas.

A discussão na Abrint ainda contou com dados apresentados pela empresa de medições Ookla – que mostrou exemplos de cidades atendidas apenas por provedores e onde as velocidades médias da banda larga superaram a média nacional (de 106 Mbps em abril, segundo dados da companhia). Uma delas seria Pato Bragado (PR), onde a velocidade média atingiria 304 Mbps.

Competição

Já a coordenadora geral de regulação e concorrência do Ministério da Fazenda, Mariana Piccoli Lins Cavalcanti, também esteve presente na discussão da Abrint e colocou avanços concorrenciais como possíveis habilitadores de mais qualidade nos serviços. Nesta linha, a flexibilização regulatória e a chegada de players neutros no mercado de redes de fibra seriam pontos capazes de gerar efeitos positivos entre provedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!