São Martinho fecha parceria com Qualcomm para uso de 5G e IA em usina de cana

Já com outros projetos de conectividade com Ericsson e com a operadora Vivo, o grupo agrícola São Martinho estabeleceu parceria com a fornecedora de chipsets Qualcomm para avaliar o uso do 5G no aprimoramento de processos agroindustriais, com expectativa de entrega de projeto ainda em 2023. A ideia é que a norte-americana colha resultados com o uso da tecnologia em conjunto com a inteligência artificial para produzir avanços para o setor, especialmente visando a produtividade.

Desta forma, as aplicações que estão sendo planejadas utilizam módulos e chipsets da Qualcomm em câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos, segundo explicou a fornecedora nesta segunda-feira, 24. Esses aparelhos deverão coletar dados, aprender padrões e fornecer informações. 

Do lado da São Martinho, a companhia utilizará o conhecimento na área para que as "potenciais soluções" possam ajudar de forma efetiva o setor. A empresa cita entre os desafios mapeados "monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras". 

Notícias relacionadas

Também deverá disponibilizar a parceiros acesso ao ambiente operacional da Usina São Martinho, maior processadora de cana de açúcar do mundo, localizada na cidade de Padrópolis (SP) e onde já utiliza cobertura 4G e 5G para solução de "smart farming". Além disso, também dará acesso a profissionais e dados históricos e em tempo real das operações para, por exemplo, aprimorar o desenvolvimento de algoritmos de IA. A empresa que os primeiros projetos se iniciem ainda neste ano no Centro de Inovação localizado na usina paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!