Nortel investe US$ 10 milhões em fábrica para CDMA e GSM

A Nortel Networks está investindo US$ 10 milhões em sua fábrica de Campinas (SP) nas linhas de produção de estações radiobase (ERBs) para os sistemas CDMA 1xRTT e GSM. A partir de julho, começam a sair as primeiras ERBs dos dois sistemas, segundo o diretor geral, Hervé Adam. A capacidade de produção inicial será de 100 ERBs GSM e 100 ERBs CDMA, por semana. O mercado de ERBs no País está estimado em 3 mil unidades até o final deste ano.
A iniciativa indica uma mudança da estratégia da empresa para continuar concorrendo no mercado de telefonia móvel. A tendência é que com o overlay das redes TDMA no Brasil para GSM ou CDMA, o TDMA seja extinto. A Nortel, por exemplo, já ficou fora do fornecimento para a TIM e a Oi, ambas operando em GSM.
A empresa, desde 1997, fabricava apenas ERBs TDMA. Atendendo operadoras como BCP/BSE, Telemig e TCO/NBT, a empresa estima deter 25% de market share. A expectativa é manter esse índice nas linhas de produção das ERBs CDMA e GSM.

Notícias relacionadas

SMP da BrT

A Nortel está participando da licitação da nova rede celular da Brasil Telecom e do overlay da Telemig e Amazônia Celular. De acordo com Adam, a empresa enviou propostas tanto para CDMA quanto para GSM. Mas, na opinião do executivo, é quase certo que a BrT opte pelo GSM. A Nortel já é fornecedora da rede da Telemig, em TDMA.
Quanto ao anúncio da Qualcomm feito nesta última quarta, 23, sobre a venda da Vésper, Hervé Adam apenas comentou que a operadora espelho tem cumprido seus compromissos com a empresa em dia. A Nortel é uma das credoras da Vésper.
O diretor geral da Nortel divulgou também os resultados mundiais da empresa. A receita líquida foi de US$ 2,4 bilhões (US$ 2,9 bilhões no mesmo período de 2002) e o lucro líquido fechou em US$ 54 milhões (resultado positivo ante o prejuízo de US$ 841 milhões em 2002). A margem EBITDA subiu para 42,9% (ante 39,2% do trimestre anterior).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!