Ministro das Comunicações acompanhará Lula em viagem à China

Foto: Ricardo Stuckert-Secom/PR

Em busca de parcerias para o desenvolvimento do setor de telecomunicações brasileiro, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi convidado para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comitiva que irá à China na próxima semana. A viagem foi adiada para o próximo dia 26 de março, domingo, porque foi Lula foi diagnosticado com uma pneumonia leve. Inicialmente, a ida a China estava prevista para o sábado, 25.

A pasta diz que a comitiva cumprirá uma intensa agenda com visitas, conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de diversos acordos para reconstruir as relações internacionais do Brasil, inclusive com a fornecedora Huawei. "É uma excelente oportunidade para conquistarmos novos parceiros que poderão contribuir na inclusão digital dos brasileiros, além de avançar em ações que possam gerar emprego e renda para a população", disse Juscelino Filho.

Segundo o MCom, durante a viagem, o ministro assinará um Memorando de Entendimento "com os chineses" – presumivelmente, referindo-se ao governo chinês – para o intercâmbio de informações sobre TICs, tecnologias da informação e comunicações. O acordo, além de promover as pequenas e médias empresas dos dois países, deve proporcionar a troca de visões sobre as principais pautas de tecnologias da informação e da comunicação nos foros internacionais como União Internacional de Telecomunicações (UIT) e G20.

Notícias relacionadas

Juscelino Filho também participará de uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Shanghai. Com investimento de US$ 1,5 bilhão, o centro desenvolve pesquisas em áreas que incluem chips para diferentes dispositivos, redes sem fio e redes de dispositivos conectados. Atualmente, mais de 30 mil funcionários trabalham na Huawei.

"Com o avanço do 5G no Brasil, é importante estarmos cada vez mais próximos das grandes empresas globais, conhecer seus campos de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologias, para que nos tornemos, em breve, um polo do setor para o mundo", comentou o ministro.

Agenda com Lula

O ministro das Comunicações deve também acompanhar o presidente Lula em eventos diplomáticos. Em Pequim, haverá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

O MCom também informa que a comitiva participará de um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. Também haverá um evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com cerca de 100 empresários.

Em Xangai, a comitiva brasileira visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento e também irá ao centro de pesquisa da Huawei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!