Empresas criam grupo para discutir gestão de SVAs e co-billing

O faturamento de serviços de valor adicionado (SVA) ainda precisa evoluir muito no Brasil. A dificuldade de tarifar em tempo real a oferta dos produtos e outros problemas técnicos variados geram perdas de receita para todos os envolvidos na cadeia de valor, da operadora ao provedor de conteúdo. A diferença entre o que é consumido e o que é efetivamente pago pelo usuário à operadora é chamada no mercado de "discrepância".
Em vez de cada operadora buscar sozinha melhorias na gestão e cobrança de SVAs, está sendo proposta uma alternativa para discussão conjunta de soluções.
Idealizado pela Triad Systems, será criado o "Grupo de Usuários de VAS e Co-billing" (GUVC). Diversas empresas, entre operadoras móveis e de longa distância, além de integradores e agregadores de conteúdo, já confirmaram interesse em participar, como Vivo, Oi, Claro, TIM, Nextel, Embratel e Okto. A primeira reunião acontecerá no dia 23 de abril, em São Paulo. Serão criados grupos de trabalho temáticos, que manterão contato remoto pela internet após esse primeiro encontro. Tudo o que for discutido no âmbito das reuniões será público e acessível em um fórum na internet. A proposta é que as discussões gerem idéias para aprimoramento dos sistemas atuais de faturamento de SVAs e co-billing.

Notícias relacionadas
Co-billing
SVA e co-billing são temas aparentemente muito diferentes, mas a verdade é que o primeiro tem muito que aprender com o segundo. Após a adoção do código de seleção de prestadora (CSP) de longa distância no Brasil, há cerca de dez anos, as operadoras brasileiras tiveram que adotar sistemas de co-billing, para que o serviço de ligação interurbana de qualquer uma viesse cobrado na fatura das operadoras locais. A oferta de conteúdo para celular também passa por um processo de co-billing, afinal, a cobrança da maioria dos SVAs é feita pela conta da operadora móvel, ou descontado do crédito do usuário pré-pago � a não ser quando se trata de um serviço "off-deck".
A Triad Systems é uma das principais fornecedoras de soluções para co-billing e de gestão de SVAs no Brasil. Vivo e Brasil Telecom (BrT) foram as primeiras operadoras a adotar a solução da Triad de gestão de SVAs. "Nada mais é do que uma espécie de co-billing sofisticado para o mercado de SVA", explica o presidente da Triad Systems, Silvio Rodrigues Júnior. O sistema cruza dados da plataforma de billing da operadora com informações do que foi trafegado e consegue identificar falhas na cobrança de SVAs, reduzindo as perdas de receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!