A chinesa ZTE espera vender aproximadamente 1 milhão de telefones celulares no mercado brasileiro este ano, informou o novo presidente da companhia no País, Tristan Sun. A novidade é que agora, além de aparelhos CDMA, a empresa começará também a vender modelos GSM. A expectativa de proporção de vendas entre as duas tecnologias, contudo, não é revelada. ?Traremos pelo menos três modelos de celulares GSM para o Brasil este ano. Estamos em negociação com todas as operadoras?, disse o executivo.
Além de celulares, a ZTE aposta no segmento de infra-estrutura para crescer no País, especialmente com equipamentos para acesso em banda larga e redes de nova geração (NGN). Sun acredita que com a conversão pulso-minuto as operadoras optarão por investir em NGNs, o que abre uma oportunidade para a fabricante. ?A NGN resolve o problema da conversão pulso-minuto e permite a oferta de novos produtos aos clientes?, disse Sun. Ele confirma que conversa desde o ano passado com as operadoras fixas brasileiras a respeito do assunto.
Marca
Sun foi nomeado presidente da ZTE do Brasil há poucas semanas. Segundo o executivo, seu principal desafio é fortalecer a marca da empresa no País. ?A ZTE é muito conhecida na Ásia, mas na América Latina ainda não?, reconhece. O executivo admite que concorrentes que estão há mais tempo no mercado brasileiro levam vantagem nos leilões das operadoras por já conhecerem suas redes, mas acredita que a ZTE pode conquistar mercado pela qualidade de suas soluções.