MCTIC elabora indicadores para Planejamento Estratégico 2020-2030

Planejamento estratégico do MCTIC vai alinhar indicadores para Estratégia 2020-2030. Foto: Márcio Nascimento/Ascom - MCTIC

As secretarias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) começaram a construção de indicadores que acompanharão cada objetivo previsto no Planejamento Estratégico 2020-2030. Segundo informou a pasta nesta segunda, 23, trata-se da segunda etapa da produção da estratégia, iniciada no começo do mês com a Secretaria de Planejamento, Cooperação, Projetos e Controle (Sepla) do MCTIC, que revisa o planejamento de acordo com as novas diretrizes de governo e setoriais, além da integração com outros instrumentos como a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ENDES) 2019-2031, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e o Plano Plurianual 2020-2023.

Um dos objetivos estratégicos do ministério nos próximos 10 anos é o de universalizar o acesso e ampliar a qualidade de serviços de comunicação, estimular pesquisa e transformação de conhecimento científico em "riqueza para a sociedade", e fortalecer o sistema de C&T nacional.

"A partir do momento em que há objetivos, nós precisamos de instrumentos para dizer se a gente alcançou as metas. Os indicadores permitem analisar o andamento da estratégia e medir os resultados que a gente alcançou. Com um planejamento voltado para políticas de Estado, de longo prazo, a gente precisa de medidas de desempenho que a gente consiga acompanhar e mostrem a nossa visão de futuro", declarou o diretor da Seplan, Carlos Pinho, no comunicado à imprensa.

No PPA 2016-2019, o Governo Federal, ainda sob comando da então presidenta Dilma Rousseff, manteve metas da TV digital, além de um total de 20 milhões de acessos máquina a máquina (M2M). Tanto no caso da digitalização quanto no dos acessos M2M, foi bem sucedido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.