Feninfra reitera: não aprovar desoneração da folha pode resultar em 530 mil demissões em call centers

Foto: Pedro França/Agência Senado

Na audiência pública que aconteceu no Senado Federal nesta terça-feira, 23, sobre a desoneração da folha de pagamento, a presidente da Feninfra, Vivien Suruagy, foi taxativa: caso o Congresso vote contra a prorrogação do benefício, aproximadamente 530 mil profissionais do setor de call center poderão ser demitidos.

"Temos 9 milhões de desempregados. Temos 40 milhões de trabalhadores informais. Hoje, estamos em uma situação de total indefinição. Precisamos treinar pessoas, alugar insumos etc. E pensamos: será que vamos ter que demitir pessoas? Sem a desoneração, podemos ter uma demissão de 530 mil profissionais em dois anos na área de call center e de serviços de telecomunicações", afirmou a executiva.

"Estamos em uma situação de muita angustia, já que precisamos votar o quanto antes a prorrogação de desoneração. Temos 55% das atividades executadas por mulheres e pessoas em primeiro emprego. A perda da desoneração triplica a carga tributária", afirmou Suruagy aos senadores na audiência pública, que aconteceu na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa legislativa.

Notícias relacionadas

A presidente da Feninfra também ressaltou que o benefício não é uma isenção fiscal, e sim investimento nos setores beneficiados, que estão gerando emprego e renda. "Com a desoneração vamos ter aumento de arrecadação, aquecimento da economia, mais empregos. Eu sei que independente da linha política, todos apoiam a empregabilidade. Nesse sentido, todos os trabalhadores do Brasil solicitam a votação urgente a prorrogação da desoneração da folha", finalizou a executiva.

Debate mais amplo

José Henrique Tigre, presidente da União dos Municípios da Bahia, defendeu a extensão do benefício para o setor público, especificamente para as prefeituras. "Com a desoneração da folha para as prefeituras, teremos 11,5% da mais de recursos para investimentos em infraestrutura, saúde e educação. Por isso, faço um apelo para que as prefeituras sejam incluídas neste projeto de lei", explicou Tigre.

Os representantes do governo, por outro lado, não foram contra os benefícios que a desoneração traz para os setores e para o mercado, mas defende um debate mais amplo sobre reforma tributária. "A desoneração da folha é uma política pública que começou em 2011, e nunca foi debatida com a profundidade, para além dos debates quando estava para ser aprovada no Congresso Nacional", disse Anelize Almeida, Procuradora-Geral da Fazenda Nacional.

Ela também argumentou que o tema deve vir dentro de uma reforma estruturante, uma vez que considera não fazer sentido ter alíquotas de pagamento de previdência diferentes. E trouxe a reflexão sobre os problemas que a desoneração pode acarretar para o sistema previdenciário. "Por outro lado, não faz sentido termos um sistema previdenciário deficitário. Por isso, devem os entes federativos conversarem para acharmos uma solução que seja a mais adequada", disse Almeida.

Moisés de Sousa, Procurador-Geral adjunto tributário, também apontou que seria importante discutir a desoneração da folha em um debate sobre reforma tributária. "Isso seria uma forma adequada. É importante frisar que a desoneração da folha impacta na previdência. E é importante garantir que essa conta feche para os benefícios futuros", argumentou. Sousa apontou que é importante que o projeto de lei seja melhor discutido. "Um apelo que nós fazemos é que se houver uma aprovação deste projeto, haja uma redução do prazo de prorrogação, pois prorrogar até 2027 não parece adequado. Durante a pandemia, um tempo difícil, ele foi mantido por um ano e depois por outro", argumentou.

O projeto de lei 334/2023, de autoria do senador Efraim Filho (União-PB), garante a prorrogação da desoneração da contribuição previdenciária sobre a receita bruta a 17 setores, entre eles o de call center. O relator da proposta é o senador Angelo Coronel (PSD-BA) e está para apreciação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!