Investimento no Globoplay é prioridade na estratégia da Globo

Desde o lançamento do Globoplay, muita coisa mudou na apresentação do serviço. A plataforma, que antes consistia em um catch-up da programação da Globo, hoje tem como foco os investimentos em produções originais e ainda no licenciamento de conteúdos – exclusivos e outros já exibidos na TV – para compor seu catálogo, e segue adotando o modelo de venda de assinaturas. Esses investimentos, não só em conteúdos mas também em tecnologia, acabaram pesando no resultado operacional negativo da controladora – TV Globo e operações de internet – referente a 2018, mas isso não preocupa. Ao contrário, o investimento é parte da estratégia de ocupar espaço. "O Grupo decidiu investir na plataforma no médio e longo prazo. (A Globo) é altamente rentável, tem uma dimensão gigante, não está em queda e escolheu focar no Globoplay. Não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Temos um caixa para investir que vai durar 10 anos, então corremos poucos riscos de mudar de estratégia. O investimento no Globoplay é prioritário e isso nos dá segurança e vantagem competitiva.", afirmou o presidente da plataforma, João Mesquita, durante o Seminário Brasil Streaming 2019, evento promovido pelas publicações TELETIME e TELAVIVA nesta segunda, 22.

Entre as vantagens competitivas, Mesquita pontua o fato de a Globo ser uma marca já bastante consolidada, praticamente intrínseca à cultura brasileira; a qualidade das produções locais, que contam com o know-how da emissora e seus talentos; a força de comunicação da Globo, que tem um amplo alcance incomparável a qualquer publicidade das outras plataformas; o poder da compra para várias janelas, com constante chegada de conteúdos novos; a dimensão das plataformas digitais; e seu comportamento em market place, com produtos que se complementam – tais como novela, filmes, séries, jornalismo, esportes entre outros. Na parte de comunicação, aliás, a Globoplay espera poder compensar o atraso no lançamento da plataforma de streaming justamente utilizando os canais de mídia do grupo e seu enorme potencial de repercussão. Esta estratégia de comunicação já está em curso.

"O fato de termos todas as possibilidades de comunicação da TV Globo à nossa disposição, nos permite correr atrás do tempo perdido", diz Mesquita. "Hoje, passamos nossos comerciais no prime time da Globo, que é uma das nossas grandes vantagens de publicidade, e podemos construir esse posicionamento moderno e dinâmico que queremos.", completa.

Notícias relacionadas

"É importante ressaltar ainda que com o Globoplay podemos trabalhar ainda mais na qualidade e, assim, produzir conteúdos mais ousados e diversos, pois não temos a obrigação de agradar a esmagadora maioria, não funcionamos sob a lógica da ditadura da audiência da TV aberta. Agradamos minorias em conjunto.", acrescenta. Apesar de não revelar números exatos de assinantes, o executivo conta que as plataformas digitais do Grupo Globo já possuem cerca de 80 milhões de usuários – provavelmente muitos deles no serviço.

Mesquita não descarta planos de expansão global, mas os restringe à ótica da procura do brasileiro imigrante, e não necessariamente da venda da plataforma por inteiro, concorrendo com outros players lá fora. "Acreditamos que sejamos vencedores no Brasil e é aqui que queremos competir", declara.

Direitos

Em relação ao conteúdo, o presidente conta que trabalha hoje com um número que varia entre 10 e 15 produtores internacionais. "Há muito conteúdo disponível no mercado para players como nós", afirma. Isso sem falar no próprio conteúdo da Globo, produzido diariamente, o que garante que o catálogo da plataforma seguirá em constante atualização. "A produção do Grupo hoje está organizada via estúdios Globo, é daí que saem nossos originais. Quando falamos em co-produção, estamos organizados em time com a Globosat. E temos ainda muito produto em análise, há espaço para trabalhar com produtoras independentes. Se o produto é bom e agrada, vamos investir", garante.

Sobre um possível empacotamento de produtos esportivos da Globo – uma vez que os canais Globosat também têm seus serviços sob demanda, por exemplo – Mesquita diz que hoje já está disponível no mercado um pacote de compra de Globoplay com Premiere. "Nós já temos essa oferta para o consumidor. O fato do Grupo ser um dos maiores compradores dos direitos de esporte no Brasil o coloca na frente de qualquer outro player. Não vamos obrigar ninguém a levar tudo, há opções de escolha, mas obviamente valorizando o consumidor que comprar mais de um serviço nosso", explica, descartando o termo "integração de plataformas" e falando em uma "experiência fluida".

"Queremos oferecer uma experiência prática e simples aos assinantes que consumirem mais de um produto, de forma que ele possa navegar facilmente entre eles". Mas o executivo ressalta ainda que não existe oferta de conteúdo pensada a partir de big data, personalizada de acordo com as preferências do usuário. "Temos levado pancadas na cabeça dentro desse tema. Temos muito para aprender. A capacidade de ler dados ainda é muito relativa. Confio muito em informações e quero sempre trabalhar com isso em vez de 'achismo', mas ter dados na mão não é a solução, senão todo mundo estava acertando.", conclui.

1 COMENTÁRIO

  1. Este executivo, representa os interesses das organizações globo, que não colocam na TV aberta, nenhum programa, que tenha conteúdo de qualidade, para quem assiste a programação do canal 4. Este homem, visa o lucro da globo. Ele que ver, o dinheiro entrando, dentro das organizações globo. É um executivo miserável! Fala em nome da Empresa, sem se importar, com a péssima programação desta emissora.
    Quando é feita uma série original da globo, isso vai direto para os assinantes. Só pra quem paga.
    E quem está desempregado, como fica? Vai assistir o quê? Programa da Fátima Bernardes? Ana Maria Braga?
    E os desenhos para as crianças, como que fica? Só falta, este executivo dizer, que a globo, é a melhor emissora do País e que a sua programação, é maravilhosa. ´´Toma vergonha na cara´´ Tem um monte de pobres, que estão boicotando vocês.

Deixe um comentário para Isaque Ramalho Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!