Equipamentos de rede não estão preparados para automação, diz CEO da Icaro Tech

Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. Foto: Bruno do Amaral

Os novos equipamentos de rede, como aqueles voltados para o 5G, não estão preparados para a automação, segundo Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e TELETIME nesta quinta-feira, 23, o executivo afirmou que o setor de telecomunicações precisa de maturidade antes de avançar para redes automatizadas.

Em sua visão, a chave para automação de redes está nas operadoras que tenham principalmente duas missões:

    Notícias relacionadas
  • Cobrar dos fornecedores que os dispositivos tenham tecnologias de automação embarcada nos equipamentos, como o autonomous domains – cada perímetro da rede se cuida sozinho;
  • E as operadoras precisam modernizar seus serviços de OSS e BSS.

Um exemplo de aplicação que poderia ser modernizada nas operações de telecomunicações com automação é a implantação de redes privativas: "Em geral, as operadoras apresentam projetos especiais. É algo que funciona, mas não tem escala. Precisa ser mais padronizado na operação. Essa é uma forma de se criar mecanismos de automação".

Outros desafios citados pelo executivo também são as lacunas tecnológicas dentro das corporações, como falta de inventário e rede orquestrada; e mais investimentos de uso de IA na operação, como clusterização de dados e uso de machine learning aplicado às redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!