UIT lança plataforma sobre ações emergenciais em telecom durante crise do coronavírus

Diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), a União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou nesta segunda-feira, 23, uma plataforma de informações sobre a resiliência das redes de telecom durante o período.

A chamada Global Network Resiliency Platform (ou simplesmente REG4COVID) deve coletar informações confiáveis sobre as ações que governos e órgãos reguladores estão tomando para garantir que suas redes e serviços de telecomunicações atendam às necessidades.

Entre os dados que devem ser coletados estão atribuições emergenciais de espectro, diretrizes para consumo responsável pelos usuários, disponibilidade e acessibilidade da banda larga, ações de gerenciamento ou priorização de tráfego e estratégias de serviço universal.

Notícias relacionadas

Segundo o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, "nunca antes as redes de telecomunicações foram tão vitais para nossa saúde e segurança e para manter nossa economia e sociedade funcionando como durante a crise de covid-19 em que vivemos hoje". O mandatário da agência para telecomunicações da ONU também lamentou que uma parcela da população mundial siga sem acesso à Internet.

Brasil

No Brasil, o governo definiu as redes de telecomunicações e Internet como serviços essenciais durante a crise, enquanto a Anatel firmou compromisso com as principais empresas do setor para assegurar a prestação de serviços. Outras ações como um possível fôlego tributário para as operadoras via adiamento dos pagamentos do Fistel também estão em pauta.

Deixe seu comentário