Segundo o consultoria Gartner, a divisão de cloud da Huawei está em terceiro lugar dentre os provedores do tipo no Brasil. Ao longo dos três últimos anos, a fornecedora expandiu sua presença nesse mercado na América Latina, e desde o lançamento em 2019 no Brasil, já conta com 1,8 mil clientes e parceiros. Agora, pretende investir para avançar na região. "Comparado com o último ano, a receita de cloud aumentou mais de 80%", destacou Sun Baocheng, CEO da companhia, durante o Huawei Cloud Latam Summit 2022, nesta quinta, 22, no Rio de Janeiro.
"A Huawei trouxe três pulos para o cloud", declarou o executivo, citando as adequações ao ecossistema, à atualização da tecnologia e depois a migração para as nuvens. Boacheng coloca que a rede no Brasil permite uma entrega de latência de 20 ms, considerando os dois data centers e a presença de POPs no País.
CTO da Huawei Cloud global, Bruno Zhang destacou em apresentação em vídeo a aposta da companhia no conceito de "Everything as a Service". Para ele, os parceiros da companhia apresentam desafios, como a segregação de ativos da rede, baixa adoção da automação e a falta de expertise. "A realidade é que muitas companhias estão com poucos talentos e ferramentas", afirmou.
Na migração para o digital na América Latina, Zhang diz que conta com 95 serviços de cloud, e otimização de rede com a integração de 32 novos provedores (peers), chegando à latência de 50 ms no bloco regional. "No futuro, vamos aumentar o investimento na América Latina, com mais tecnologia. O primeiro é o nativo em cloud", destacou. O executivo lembrou ainda que a Huawei trabalha com pipelines de desenvolvimento (DevOps), machine learning (MLOps), dados (DataOps) e de conteúdo digital (MetaOps).