Reclamações sobre serviços de telecom caem mais de 22% em setembro

O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações seguiu a tendência dos últimos meses e caiu 22,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo a Conexis Brasil Digital, a partir de dados da Anatel. No período foram registradas 133.367 queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas no ano anterior.

Segundo a entidade nesta segunda-feira, 21, que representa as grandes operadoras de telecomunicações do Brasil, os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 19,9% nas reclamações relacionadas à telefonia móvel. O serviço foi o que registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385.  Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% em relação a setembro de 2021 e as reclamações de usuários de banda larga fixa registraram queda de 15,9%.

"O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%", diz a Conexis em comunicado.

Notícias relacionadas

Medidas de autorregulação

A Conexis também diz que adotaram medidas para mitigar as queixas nas cobranças, como a simplificação do processo de cobrança, que faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. "O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento", explica a Conexis.

Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. "O setor segue registrando altos índices de investimento e, por exemplo, já instalou mais antenas de 5G do que o exigido no edital da Anatel, mostrando o compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor. O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante do aumento do número de acessos", afirmou no comunicado o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!