O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações seguiu a tendência dos últimos meses e caiu 22,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo a Conexis Brasil Digital, a partir de dados da Anatel. No período foram registradas 133.367 queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas no ano anterior.
Segundo a entidade nesta segunda-feira, 21, que representa as grandes operadoras de telecomunicações do Brasil, os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 19,9% nas reclamações relacionadas à telefonia móvel. O serviço foi o que registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385. Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% em relação a setembro de 2021 e as reclamações de usuários de banda larga fixa registraram queda de 15,9%.
"O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%", diz a Conexis em comunicado.
Medidas de autorregulação
A Conexis também diz que adotaram medidas para mitigar as queixas nas cobranças, como a simplificação do processo de cobrança, que faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. "O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento", explica a Conexis.
Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. "O setor segue registrando altos índices de investimento e, por exemplo, já instalou mais antenas de 5G do que o exigido no edital da Anatel, mostrando o compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor. O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante do aumento do número de acessos", afirmou no comunicado o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.