Grupos Telemar (Oi), Telefônica e Telmex seriam campeões de PMS

Como parte do trabalho de elaboração do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), a Anatel simulou quais seriam os grupos com Poder de Mercado Significativo (PMS) dentro das regras propostas. O fato de ter PMS significa que a operadora terá que cumprir medidas de regulação assimétricas, como abrir e compartilhar sua rede, ou ficar sujeita ao controle de preços de referência, ou construir redes e pontos de troca de tráfego, por exemplo. São 11 mercados analisados, dos quais não foram detectadas situações de empresa com PMS apenas no mercado de voz móvel. Nos demais mercados, o que a Anatel verificou foi o seguinte:
* No mercado de TV por assinatura, apenas o grupo Telmex (por meio da Net) é considerado detentor de Poder de Mercado Significativo, nos 94 municípios em que atua. Segundo a Anatel, só a Telmex foi enquadrada porque dentro dos critérios da agência, ela era a única com capacidade de oferta combinada de serviços, economia de escala, escopo e capacidade não duplicável de infraestrutura. Nenhuma operadora de DTH.
* No mercado de infraestrutura e oferta de banda larga, existem no Brasil 1,2 mil municípios em que nenhuma empresa tem Poder de Mercado Significativo. O grupo Telefônica tem PMS em 591 cidades; o grupo Telmex, em 49; e o grupo Telemar em 3763 municípios. Nesse mercado relevante, o grupo Telefônica e Telmex co-existem com PMS em 44 mercados e Telmex e Telemar co-existem em 5 com PMS.

Notícias relacionadas
* No mercado relevante de interconexão fixa, o grupo Telefônica é PMS em 645 municípios e o grupo Telemar, em 4919 municípios. É também esse o quadro para o mercado relevante interconexão móvel.
* No mercado de transporte local, há 1025 municípios sem nenhuma operadora com PMS, a Telefônica é PMS em 606 municípios e o grupo Telemar, em 3934.
* O mercado de transporte em longa distância, em 913 municípios não há nenhum com PMS. O grupo Telefônica é PMS em 606 municípios, dos quais 295 a Telmex também é PMS. O grupo Telmex, por sua vez, é PMS em 1093 municípios, 687 deles co-existindo nessa condição com a Telemar. E a Telemar é PMS em 3934 municípios ao todo.
* Nos mercados de originação de chamadas em rede de telefonia fixa, Oi e Telefônica foram definidas como operadoras com PMS naqueles em que têm mais de 20% do mercado.
* No mercado de infraestrutura de acesso à rede móvel, a Claro é PMS em seis áreas de registro, a Vivo em 16, a TIM em uma e a Oi em 25, pelos critérios propostos pela Anatel.
* No mercado de interconexão em rede móvel, a Vivo é PMS na região 3 (São Paulo) e a Oi nas regiões 1 e 2, que são a área de cobertura da concessionária.
* Por fim, no mercado de terminação de chamadas em redes telefônicas fixas, Telefônica e Telemar foram consideradas com PMS.
O fato de uma empresa ser PMS em um município ou um mercado não significa que necessariamente ela será considerada PMS em outros mercados e outros municípios. A análise será feita caso a caso.
No caso das regras de compartilhamento de rede, a Anatel adotou o princípio que a oferta no atacado tem que ser sempre mais vantajosa do que a oferta no varejo. Isso vale para unbundling, oferta de backhaul, EILD e todas as outras formas de comercialização de redes.
Mas estas medidas assimétricas voltadas a corrigir defasagens de mercado serão menos agressivas no caso de redes novas. A ideia da Anatel é que as empresas se sintam estimuladas a construir infraestruturas novas, e por isso, nesses casos, as regras de abertura de rede, por exemplo, serão mais brandas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!