O esforço das três maiores operadoras móveis para mitigar os problemas das redes afetadas no Rio Grande do Sul tem sido uma ação em conjunto, declarou Fábio Andrade, conselheiro do Conselho de Comunicação Social e VP de relações institucionais da Claro.
"Estamos atuando em conjunto e a cada relatório que recebemos observamos um avanço", disse ele, explicando que existem muitos problemas de logística e deslocamento das equipes. "Agradecemos à coordenação do ministro Juscelino Filho e ao ministro da Defesa José Múcio pelo apoio logístico", disse Andrade.
"Estamos tentando retomar a reconstrução das redes e fibra afetadas, em esforço muito árduo porque temos problemas de rodovias e para chegar de aeronaves, mas todas as operadoras estão trabalhando 24 horas e aos pouquinhos a gente consegue retomar a telefonia e Internet na região".
Já a Conexis – que representa as principais operadoras do País – reitera que as operadoras estão realizando iniciativas conjuntas como a liberação do roaming entre todas as redes móveis.
Para minimizar os impactos para a população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, as associadas da Conexis habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, os clientes de qualquer operadora possam acessar a rede disponível de forma gratuita.
— Conexis Brasil Digital (@conexisbrasil) May 5, 2024