Reajuste local será de até 3%; LDN subirá até 9,7%

A Anatel divulgou nesta segunda-feira, 21, o reajuste de 2007 para o STFC. As tarifas da modalidade local subirão 2,7651% para a Telemar (Oi) e 3,0118% para a Brasil Telecom, Telefônica, Sercomtel e CTBC Telecom. Nas tarifas de LDN, a agência reguladora permitiu a aplicação do fator de excursão (5 pontos percentuais), fazendo com que algumas concessionárias elevem os valores das ligações interurbanas em até 9,6822%.
Os novos valores podem ser cobrados após 48 horas da divulgação, pelas empresas, das tabelas corrigidas de acordo com os índices aprovados pela Anatel. A agência reguladora irá publicar nessa terça-feira, 22, o reajuste autorizado no Diário Oficial da União, segundo informou a assessoria de imprensa.
Os índices de 2,7651% e 3,0118% valem também para as chamadas entre móveis e fixos (VC1/VC2/VC3), já que, segundo informações da Anatel, não foi aplicado o excursor nesse conjunto de valores.

Notícias relacionadas
As correções foram calculadas com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), apurado nos últimos 12 meses, de 4,46%. O IST ficou mais baixo do que o índice usado anteriormente para corrigir a telefonia, o IGP-DI, que fechou em 12,14% no mesmo período. O indicador também é menor do que a inflação medida oficialmente pelo IPCA nos últimos 12 meses, de 5,58%.
O Fator X, que funciona como redutor direto do reajuste, teve valores diferenciados para a Oi e as demais concessionárias. Para a Oi, o redutor foi de 1,621%. Para as outras empresas – BrT, Telefônica, Sercomtel e CTBC Telecom -, o Fator X foi de 1,386%. O Fator X é baseado na produtividade das companhias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.