Orla de Copacabana ganha rede WiFi gratuita

Metade da orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, agora conta com uma rede WiFi de acesso gratuito para a população e para os turistas. Onze access points foram instalados entre as ruas Princesa Isabel e Santa Clara, garantindo cobertura no calçadão e na areia. Dentro de 30 dias a rede será expandida para o resto da praia de Copacabana.
O projeto, batizado de "Orla Digital", é de autoria do governo do estado do Rio de Janeiro e contou com financiamento da Faperj. Os equipamentos de rede foram fornecidos pela Motorola. Os pontos de acesso oferecem cobertura em 2,4 GHz e se comunicam entre si na freqüência de 5,8 GHz. O link com a internet é feito por um cabo de fibra óptica com velocidade de 1 Gbps ligado ao backbone da Rede Rio/Faperj, que conecta centros de pesquisa e universidades localizadas no estado do Rio de Janeiro. O gerenciamento da rede está a cargo da Coppe-UFRJ.
De acordo com o professor da Coppe, Cláudio Amorim, a rede montada na praia tem capacidade para suportar dezenas de usuários conectados simultaneamente em cada ponto de acesso. A Coppe estuda a possibilidade de limitar o tempo de acesso por usuário, para impedir o uso abusivo. Além do acesso gratuito à população e aos turistas, a rede servirá para que a Coppe teste aplicações desenvolvidas por ela. O primeiro teste será com um aplicativo de streaming de vídeo chamado Glove (Global Video Environment), que transmite imagens pela internet com qualidade de TV. "Já testamos esse aplicativo em rede cabeada. Agora, iremos testá-lo em uma rede sem fio, em Copacabana. Queremos usar o Glove para a distribuição de conteúdo educacional e cultural", explicou Amorim.

Notícias relacionadas

Maracanã e Baixada

A inauguração do projeto "Orla Digital" aconteceu nesta terça-feira, 22, em frente ao Copacabana Palace, com a presença de diversos políticos e do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho. O governador prometeu levar cobertura WiFi com acesso gratuito à Baixada Fluminense e ao estádio do Maracanã até o fim deste ano. Existe também o objetivo de estender o projeto "Orla digital" a toda orla da cidade, chegando até a praia do Recreio, mas ainda não há um cronograma para essa expansão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!